Depoimento | Atleta da Equipe de Fibra Tamy Cecy Fraga

Instituto Unidos pela Vida - 13/01/2015 13:59

tamy cecy

O Instituto Unidos Pela Vida permite que a gente conheça uma série de pessoas iluminadas e que levantam bandeira para boas causas. A Tamy Cecy Fraga é uma delas. Engenheira Civil por formação, Tamy é triatleta, ultramaratonista na categoria amadora e uma das participantes da Equipe de Fibra.

Há 10 anos, Tamy teve a inspiração de desenvolver alguma ação esportiva junto às pessoas com deficiências. Mas foi em 2011 que ela finalmente se dedicou ao sonho e começou a trabalhar como guia de paratletas. Recentemente, em parceria com o Instituto Paranaense dos Cegos e a Escola Municipal José Lamartine, Tamy realizou a 1ª Oficina para formação de atletas-guias mirins. Segundo ela, ações desse tipo com crianças ajudam, principalmente a derrubar o preconceito. “Enquanto as crianças não tiverem contato com as diferenças, não tem como mudar. A oficina teve a expectativa de conduzir a ação para a base da sociedade visando sua transformação, mesmo que a longo prazo”, explicou a atleta.

 
tamy2

Tamy Cecy Fraga não tem Fibrose Cística, mas mesmo assim tem uma forte ligação com o Unidos Pela Vida. Seu primeiro contato com o instituto foi em 2012, quando ela leu que Cristiano Silveira havia criado o grupo de corrida Equipe de Fibra para divulgar a doença do seu filho Pedro. “Fiquei muito feliz e impressionada com a atitude, pois eu também utilizo o esporte para divulgar ações. Busquei informações no site do instituto, conversei com a Verônica e, a partir de então, comecei a divulgar a Fibrose Cística nas corridas de Curitiba”, relembra a atleta.

Tamy acredita que o esporte traz uma série de benefícios à saúde e, principalmente, é um aliado na manutenção da auto-estima. Para os integrantes da Equipe de Fibra, ela deixa uma mensagem: “Na vida, a única coisa que precisamos é semear sonhos. Nascerão sonhos grandes e sonhos pequenos. Os pequenos nos mostrarão como é rápida a conquista, mas no caso de fracasso, os grandes nos ensinarão e nos mostrarão o caminho a ser seguido!”.

Fale conosco