Depoimento – Thaynara Ferreira Elias

Comunicação IUPV - 20/06/2023 07:41
Thaynara Ferreira Elias

Moradora da cidade de São Paulo/SP, Thaynara Ferreira Elias é mãe do Ricardo Miguel, de um ano e diagnosticado com fibrose cística logo no primeiro mês de vida. A suspeita veio após a realização do Teste do Pezinho e a confirmação foi feita no Teste do Suor.

“Eu não conhecia muito sobre a doença e tinha visto algo sobre o assunto no filme A Cinco Passos de Você”, relembrou Thaynara. “Com o diagnóstico, tive mais acesso a informações e comecei a entender melhor a fibrose cística.”

Rotina e rede de apoio

De acordo com Thaynara, adaptar todas as etapas do tratamento à rotina da família foi difícil no começo. “São muitos medicamentos, mas agora já nos habituamos”, afirmou. Desde o diagnóstico, realizam acompanhamento médico no Centro de Referência. “Essa parte é mais difícil, pois o hospital é um pouco longe e temos que ir de ônibus ou metrô. No começo, sair assim com ele era desesperador, mas nunca deixamos de fazer o acompanhamento correto e ele está se desenvolvendo bem.”

Thaynara encontrou o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística no Instagram e de imediato passou a considerar a entidade como fonte confiável e acessível de informações. “Antes disso ninguém tinha me passado conteúdos voltados para familiares, mas depois do diagnóstico fui pesquisando e me informando cada dia mais.”

A mãe de Thaynara se tornou sua rede de apoio após o diagnóstico. “Como sou mãe solo, tenho que trabalhar muito para conseguir dar uma vida confortável para o meu filho. Por isso, minha mãe me ajuda ficando com ele todos os dias para que eu possa trabalhar. Ter esse apoio é fundamental.”

Para finalizar, Thaynara afirma que, desde que recebeu a notícia de que seu filho tem fibrose cística, passou a se sentir uma verdadeira guerreira. “Eu descobri uma força que eu não imaginava que tinha. Acredito que fui escolhida para isso, para cuidar do meu salgadinho e, quem sabe, conseguir ajudar outras pessoas com a doença e familiares.”

E para todas as mães de fibra do Brasil, Thaynara deixa uma linda mensagem. “Não há nada mais forte do que a fé de uma mãe. Temos que continuar unidas e lutando para que todos tenham acesso aos melhores tratamentos no país. Para nós, o amor é salgado!”

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco