Dia Mundial do Doador de Sangue – tirando suas dúvidas

Comunicação IUPV - 14/06/2020 08:00

O dia 14 de junho marca a passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada para incentivar a doação de sangue entre a população de todo o mundo, reforçando a importância desse ato de amor para milhares de indivíduos.

Infelizmente, muitas pessoas optam por não se tornar doadoras porque possuem alguns medos, dúvidas e receios em relação à doação. Por isso, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística preparou esse material para tirar suas principais dúvidas sobre o tema. Vale a pena conferir!

Por que me tornar doador?

É muito comum vermos campanhas pela doação de órgãos entre a população somente quando um amigo ou familiar precisa dessa ajuda. Porém, é fundamental que todos tenham em mente que o ato de doação de sangue deve acontecer sempre, independente de termos alguém conhecido precisando. 

Doar sangue é um atitude voluntária, altruísta e que pode ajudar pessoas que precisam realizar procedimentos médicos, como transfusões e transplantes, indivíduos que realizarão tratamentos clínicos planejados e até mesmo pessoas feridas em acidentes e situações de emergência. O procedimento completo, desde o cadastro até o lanche após a doação, dura 1 hora em média, e pode salvar a vida de até 4 pessoas.

E quem pode doar?

Infelizmente não são todas as pessoas que podem se tornar doadoras de sangue. Para fazer parte desse time é preciso seguir algumas regras. Confira abaixo os requisitos para poder doar sangue no Brasil:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Possuir e apresentar documento oficial com foto;
  • Estar em boas condições de saúde e bem alimentado antes da doação;
  • Estar descansado e ter dormido, no mínimo, 6 horas nas últimas 24 horas que antecederam a doação.

Importante: pessoas menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis e indivíduos entre 60 e 69 anos só poderão se já tiverem realizado alguma doação antes dos 60 anos.

Como é feita a doação?

Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Para doar você deve procurar uma unidade de coleta de sangue em sua cidade ou em uma região próxima, como os Hemocentros. Em cada doação a quantidade máxima de sangue retirada é de 450 ml e o seu organismo irá repor o volume de sangue doado logo nas primeiras 24 horas após a doação.

Além disso, é importante lembrar que nenhum dos materiais utilizados na doação é reutilizado, garantindo a segurança do doador e evitando qualquer tipo de contaminação.

Qual o intervalo ideal entre as doações?

Os homens podem realizar até quatro doações de sangue por ano, com intervalo de dois meses entre cada uma delas. Já no caso das mulheres, é possível doar três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre uma doação e outra.

Quais os cuidados após a doação?

É fundamental que, após a doação, você realize um lanche e descanse, evitando esforços físicos por, no mínimo, 12 horas, e aumentando a ingestão de água. Além disso, é proibido fumar por 2 horas e ingerir bebidas alcóolicas por 12 horas.

O doador não deve dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes ou praticar atividades como mergulho e paraquedismo. Também é importante que o curativo permaneça no local da punção por, no mínimo, 4 horas.

Doação durante a pandemia

A pandemia causada pelo Covid-19 reduziu o número de doadores de sangue em todo o país. A possibilidade de contaminação pelo vírus é o principal motivo para essa diminuição nas doações, situação que está prejudicando os estoques de sangue no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo durante a pandemia, é fundamental que as pessoas sigam com esse ato de amor e generosidade e façam a doação.

O processo segue seguro, todos os locais de doação do país estão preparados para receber os doadores e seguindo todos os cuidados de higienização das áreas, instrumentos e superfícies, além de disponibilizar condições para a lavagem das mãos, uso de antissépticos e acolhimento que visam minimizar a aglomeração de pessoas.

Essas medidas foram indicadas na Nota Técnica 13/2020 divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Você pode conferir o documento na íntegra clicando aqui.

Comunidade LGBT

Por 7 votos a 4, no dia 08 de maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou as restrições que proibiam homens gays de se tornarem doadores de sangue no Brasil. Na ocasião, foi decidido que as normas anteriores do Ministério da Saúde e da ANVISA, que proibiam a doação entre esse público, são inconstitucionais.

Com essa decisão, a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), homens gays, mulheres trans e travestis, que são tratadas pelo gênero masculino no momento da doação, também podem se tornar doadores de sangue no Brasil, uma vitória importante contra o preconceito e a discriminação em nosso país. 

Então já sabe! Se você se encaixa em todos os requisitos e tem disponibilidade, torne-se um doador de sangue! Sua atitude é um ato de amor que pode salvar vidas. Doe sangue, doe vida!

Referências:

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue/hemocentros-no-brasil

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46611-doacao-de-sangue-nao-pode-parar-com-pandemia-orienta-ministerio-da-saude

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco