Dia Estadual de Conscientização sobre a fibrose cística agora é lei no Pará

Comunicação IUPV - 06/04/2022 07:20

Em 2021 o Projeto de Lei (PL) 242/2019, que institui o dia 5 de setembro como o Dia Estadual de Conscientização sobre a Fibrose Cística no Pará foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). O PL é de autoria da Deputada Estadual, Dra. Heloisa, e contou com o apoio da Associação Paraense Assistencial à Fibrose Cística (ASPA-FC).

De acordo com a Angela Maria Rocha da Silva, presidente da ASPA-FC, a ideia do Projeto de Lei surgiu durante a Audiência Pública realizada pela associação em 2019 como um evento do calendário oficial de ações do Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística.

“Foi uma sessão especial em que tivemos a oportunidade de divulgar a fibrose cística e debater a nossa causa com várias autoridades da região. A partir disso, surgiu a ideia de tornar o dia 5 de setembro como o Dia Estadual de Conscientização sobre a Fibrose Cística no Pará e contamos com o apoio da Dra. Heloisa para que isso se tornasse realidade. Para nós da ASPA-FC, é muito importante saber que nossa causa está sendo reconhecida. Atitudes como essa, sem dúvidas, fortalecem a nossa luta.”

Sobre a associação

Fundada em 22 de dezembro de 2015, a ASPA-FC atende cerca de 200 pessoas com fibrose cística e seus familiares no Pará. Se você reside na região e precisa do auxílio da entidade ou quer saber mais sobre os projetos realizados por lá, entre em contato pelo e-mail angela4.rocha@gmail.com ou telefone (91) 98804-8626. De acordo com Angela, as portas da associação estão sempre abertas para todos que precisarem de ajuda.

“Vamos acolher com muito amor e carinho todas as pessoas que precisarem do nosso auxílio. A participação de todos é muito importante para que o nosso trabalho se fortaleça cada dia mais e toda ajuda é sempre muito bem-vinda. Entre em contato conosco, busque saber mais sobre as nossas ações e faça parte da associação. Juntos somos mais fortes.”

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco