Confira como foi o segundo e último dia do 3º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 22/11/2022 18:01

Nesta terça-feira (22/11), dia em que o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística completou 11 anos de fundação, foi realizado o segundo dia do 3º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística.

A mesa “Novidades no cenário da fibrose cística”, que abriu o último dia de evento, contou com a participação do Oncologista Clínico e presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, Dr. Fábio Franke,  Coordenador do Setor Integrado de Reprodução Humana da UNIFESP, Dr. Renato Fraietta, e do infectologista Dr. Danylo César Correia Palmeira, além da mediação da Biomédica, mãe de fibra e voluntária do Unidos pela Vida, Dra. Mariana Camargo

Em sua fala sobre “Pesquisa Clínica: o que está faltando para trazermos para o Brasil?”, Dr. Fábio Franke relembrou que, atualmente, não existe nenhum estudo clínico relacionado à fibrose cística em recrutamento no Brasil. “Isso acontece principalmente por conta dos processos excessivamente burocráticos para a realização dessas pesquisas em nosso país. Estabelecer regras mais claras e ágeis pode ser uma boa estratégia para atrair mais estudos.”

O Dr. Renato Fraietta deu sequência com a palestra “Fertilidade: conversando sobre reprodução de homens e mulheres com fibrose cística”. Ele afirmou que mulheres com fibrose cística podem ter mais facilidade para ter filhos do que os homens. “98% dos homens com fibrose cística são inférteis, mas existem técnicas de fertilização modernas que podem auxiliar essas pessoas a realizarem o sonho da paternidade.”

Para finalizar a terceira mesa do Simpósio, Dr. Danylo Palmeira compartilhou “Atualizações sobre Resistência antimicrobiana na Fibrose Cística”. De acordo com ele, “A resistência microbiana continua sendo uma crise global, agravada principalmente pela pandemia da Covid-19. Na fibrose cística, ela pode causar exacerbações, progressão da doença pulmonar e limitação dos tratamentos antimicrobianos.”

O futuro

A mesa final do Simpósio, “Novidades no tratamento da fibrose cística – o futuro”, contou com a participação do Médico Assistente da Divisão de Pneumologia do InCor, Dr. Rodrigo Athanazio, do Pneumologista Pediátrico, Dr. Leonardo Pinto, e do Diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Unidos pela Vida, Cristiano Silveira.

Dr. Rodrigo Athanazio iniciou a mesa com a palestra “Genes não atendidos pelo moduladores: o presente e futuro”. “Temos percorrido um caminho longo, com altos e baixos, mas com muito mais ganhos. Quando iniciei meu trabalho com a fibrose cística, não imaginava que eu teria essa conversa, que falávamos sobre uma droga que pode mudar a história natural da doença. Não é uma luz no fim do túnel, mas um Sol que nasceu nessa jornada e que queremos que seja realidade para todas as pessoas com fibrose cística.

Na sequência, Dr. Leonardo Pinto compartilhou “Relatos de Experiência Brasileiros sobre o uso das novas tecnologias” e o impacto na saúde e qualidade de vida de brasileiros que já têm acesso aos moduladores. “Quando mais precoce o início do uso desses medicamentos, melhor o prognóstico. Um tratamento de terapia tripla, em comparação com o tratamento convencional, pode aumentar a sobrevida das pessoas elegíveis a esse medicamento em mais de três décadas. Um avanço gigantesco, mas ainda estamos na expectativa para ver esse avanço na prática, com acesso.”

Cristiano Silveira finalizou a mesa com a palestra “Horizonte Tecnológico: Quais as novidades para o tratamento da fibrose cística?”, trazendo outras alternativas, além dos moduladores, para o futuro do tratamento da fibrose cística. “Alguns exemplos são os inibidores do ENaC e terapias com mRNA. Esse segundo deve ter um avanço considerável após o êxito das vacinas da Pfizer e Moderna contra a Covid-19.”

No encerramento, a fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, agradeceu os quase  890 inscritos no evento e reforçou a realização de eventos plurais e acessíveis para toda a comunidade da fibrose cística do Brasil. 

“A gente sonha lutando. Enquanto não pudermos ouvir de todas as pessoas com fibrose cística do Brasil, seus relatos de melhora na saúde e qualidade de vida por conta do uso de novos tratamentos, nós não vamos descansar.”

O 3º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística foi uma realização do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Clique aqui e saiba como foi o primeiro dia do evento.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco