Setembro Roxo 2020 | 05 de Setembro – Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 05/09/2020 08:00

Você já ouviu falar sobre a fibrose cística? Também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, a fibrose cística causa sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, suor mais salgado que o normal, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.

O dia 05 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Essa data foi instituída em 2009, pela Lei 12.136/2009, com o objetivo de levar para mais pessoas informações sobre a doença.

A fibrose cística é uma doença rara, mas dentre as raras, das mais comuns. Sua triagem começa logo nos primeiros dias de vida do bebê, com o Teste do Pezinho, e o diagnóstico é confirmado pelo Teste do Suor ou exames genéticos.

Navegando aqui no nosso site você encontrará diversos materiais para entender mais sobre a fibrose cística. Quanto mais você souber sobre a realidade de quem tem a doença, mais vidas poderão ser ajudadas!

Aproveite para participar do Setembro Roxo e nos ajudar a tornar a fibrose cística mais conhecida no Brasil. A gente te entende. Vem entender a gente também!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco