Ministério da Saúde anuncia terceira dose da vacina para brasileiros com mais de 18 anos – Série Especial Coronavírus

Comunicação IUPV - 17/11/2021 10:09

Nesta terça-feira (16/11) o Ministério da Saúde anunciou que todos os brasileiros com mais de 18 anos poderão tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19. A partir de agora, essa dose de reforço deverá ser aplicada cinco meses após o recebimento da segunda dose. 

Em entrevista divulgada pela Agência Brasil, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, relembrou que o Governo já havia autorizado a aplicação da dose reforço para todos que tivessem tomado a segunda dose há mais de seis meses e com 60 anos ou mais.

“Agora, graças às informações advindas dos estudos científicos realizados para avaliar a aplicação da terceira dose – e dos quais já temos dados preliminares -, decidimos ampliar esta dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos de idade que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses.”

A recomendação deverá ser implementada pelas Secretarias de Saúde municipais e estaduais de todo o país, e a data da aplicação da dose de reforço pode variar de região para região por conta da distribuição das vacinas entre as cidades. Por isso, fique atento aos canais de comunicação da sua prefeitura para não perder nenhuma informação.

Segunda dose

O Ministério da Saúde também lançou nesta terça-feira a campanha Mega Vacinação com o objetivo de incentivar as mais de 21 milhões de pessoas que ainda não voltaram aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, reforçando que completar o ciclo vacinal é uma atitude que traz benefícios e protege toda a população.

Caso você ainda não tenha recebido a segunda dose da vacina, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você, e se ainda tiver dúvidas se deve se vacinar ou não, entre em contato com a equipe médica que faz seu acompanhamento no Centro de Referência para mais orientações.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-11/covid-19-ministerio-reduz-intervalo-de-reforco-e-amplia-publico

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/novembro/ministerio-da-saude-lanca-campanha-201cmega-vacinacao201d-para-reforcar-imunizacao-dos-brasileiros-contra-covid-19

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá lhe ajudar com todas as suas perguntas.

Fale conosco