Equipe de Fibra – Atleta Marcos Marini

Comunicação IUPV - 14/12/2020 15:17

Garra, determinação e inspiração. Essas são palavras que descrevem com perfeição o Marcos Marin, atleta argentino da Equipe de Fibra que completa 36 anos neste 14 de dezembro de 2020. Marcos tem fibrose cística e participa de corridas de rua em diversos países da América Latina e do mundo, mostrando para todos que a fibrose cística é apenas parte do que somos, mas jamais será o limite do que podemos ser, e fazendo história como o primeiro sulamericano com a doença a completar uma maratona.

Em suas viagens e competições Marcos faz a divulgação da fibrose cística e leva informações importantes sobre o tema para pessoas do mundo todo, além de realizar palestras em que relata sua história de força e superação por meio do esporte.

Sabemos que a prática de atividades físicas é parte importante do tratamento da fibrose cística. Para Marcos, realizar exercícios regularmente é um grande aliado para ter cada dia mais saúde e a corrida de rua é a sua modalidade preferida.

“Eu comecei a correr para tentar sobreviver e hoje vivo para treinar e me manter correndo e competindo. Desde cedo gosto de colocar minha vida em movimento. É por isso que eu não posso imaginar um dia em minha vida sem fazer esportes. A corrida me deu forças para vencer e hoje me sinto obrigado a devolver alguma coisa de tudo o que eu aprendi. Em minhas palestras procuro mostrar experiências específicas para que muitos percebam que o esporte é primordial para o tratamento.”

Em abril de 2012 Marcos representou a Equipe de Fibra na meia maratona da cidade de Santa Rosa, na Argentina. No mesmo ano ele esteve no Rio de Janeiro/RJ, onde realizou uma palestra para falar sobre atividade física e fibrose cística. Para o coordenador da Equipe de Fibra e presidente da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ), Cristiano Silveira, Marcos é um grande exemplo para todos nós.

“Em 2011 participei da minha primeira corrida de rua com o objetivo de incentivar meu filho diagnosticado com fibrose cística, e que na época tinha 11 anos, a praticar exercícios regularmente e visualizar isso como uma parte importante do tratamento. Deu certo e ele segue até hoje realizando exercícios físicos. Assim como eu fui um exemplo para ele, o Marcos também é uma inspiração para milhares de pessoas. Ele é jornalista e participa de vários programas de televisão e sabe utilizar muito bem a mídia para levar sua mensagem e divulgação da fibrose cística. Sua determinação e dedicação ao esporte nos motiva a ir ainda mais longe”.

Em solo brasileiro Marcos já participou de corridas nas cidades de Belo Horizonte/MG e Porto Alegre/RS. Outra prova marcante deste atleta de fibra foi a ultramaratona Cruce de los Andes, prova de 100km em três dias entre as fronteiras do Chile e Argentina.

O time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística deseja um feliz aniversário ao Marcos, integrante internacional e muito especial da nossa Equipe de Fibra. Também quer fazer parte deste time? Basta clicar aqui, adquirir uma camiseta da equipe e começar a se exercitar!

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco