Equipe de Fibra em ação: Cristiano Silveira apresenta o projeto para alunos da UFCSPA

Comunicação IUPV - 22/07/2020 13:42

No dia 16 de julho de 2020 o Biólogo, pai de fibra e coordenador da Equipe de Fibra – projeto do Programa de Incentivo à Atividade Física do Unidos pela Vida – Cristiano Silveira, participou da reunião do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia na Saúde da Criança da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (GPFiSC/UFCSPA). 

A participação do coordenador da Equipe de Fibra foi um convite da Profa. Dra. Janice Lukrafka, coordenadora do grupo de pesquisa. De acordo com Cristiano, o encontro foi uma oportunidade de compartilhar um pouco da atuação do projeto em todo o país.

“Foi incrível poder dividir com os alunos do grupo a experiência com o projeto da Equipe de Fibra do Instituto Unidos pela Vida, que tem como principal objetivo divulgar os benefícios dos exercícios físicos no tratamento da Fibrose Cística. Conversamos sobre nosso time de fibra e como ele vem atuando e impactando positivamente a vida de muitas pessoas em todo o Brasil, entre pessoas com Fibrose Cística, familiares, associações e todos que têm interesse em fazer parte da Equipe de Fibra”, afirmou.

Durante a ocasião, Cristiano também teve a oportunidade de contar aos alunos do grupo de pesquisa quais foram as inspirações para a criação do projeto, o que foi feito nesses nove anos de existência da Equipe de Fibra, além de compartilhar suas ideias para o futuro. 

“Mesmo sem saber, a Dra. Janice tem uma participação muito grande na história da Equipe de Fibra. Desde 2006 ela conhece minha família, já que foi uma das primeiras fisioterapeutas do Pedro, meu filho, diagnosticado com Fibrose Cística. Ela viu nossa luta nos primeiros anos do Pedro e pode ver a contribuição dos exercícios na evolução dele. Quando eu me mudei para o Rio de Janeiro, em 2010, deixamos de fazer fisioterapia com ela, mas ela não deixou de fazer parte da nossa vida”, conta Cristiano.

A Dra. Janice já participou como palestrante em um evento da Equipe de Fibra com as famílias de pacientes, evento realizado pelo Instituto Unidos pela Vida em 2013, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. 

“O evento aconteceu na véspera da primeira participação da Equipe de Fibra na Maratona de Porto Alegre. Em 2016 o Pedro, nesse mesmo evento, correu seus primeiros 10 Km, e quem correu ao seu lado em todo o trajeto foi a Dra. Janice. Essa prova foi muito marcante para os dois, celebrou uma parceria e uma amizade de muitos anos, de muito aprendizado, confiança e trocas. Foi um final de tarde muito agradável conversando com um grupo muito especial de fisioterapeutas, estudiosos e preocupados com seus pacientes. Dessa forma, divulgamos o trabalho da Equipe de Fibra e do Instituto entre os profissionais de saúde e reforçamos esse compromisso em aprender e compartilhar conhecimentos permanentemente”, finalizou Cristiano.

Quer fazer parte da Equipe de Fibra?

É muito fácil! Basta vestir nossa camisa e começar a praticar atividades físicas ao lado dos seus amigos e familiares, divulgando a Fibrose Cística por onde for. Clique aqui para acessar nossa loja online e adquirir sua camiseta da Equipe de Fibra agora mesmo!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco