"Eu tenho que correr hoje para que eu possa respirar amanhã" – Joshua Skampo

Instituto Unidos pela Vida - 20/02/2013 11:12

Depois de fazer cerca de 39 Km durante uma corrida em junho passado, Joshua Skampo, americano do estado da Lousiania, percebeu que seu tempo finalmente poderia ser bom o suficiente para se qualificar para a famosa Maratona de Boston em abril deste ano.
Joshua de 30 anos completou a corrida de 42Km em menos de 3 horas, 5 minutos (índice exigido pelos organizadores da prova). Ele diz que nada, nem a sensação de dor e queimação nas pernas nem a fibrose cística, que tem limitado seus pulmões desde o nascimento, iria impedi-lo de sua missão.
“Eu sabia que estava perto”, disse Skampo. “Eu sabia que tinha cerca de 30 segundos para terminar e que essa era a minha chance.”
Ele cruzou a linha de chegada naquele dia de verão em 3 horas, 4 minutos e 12 segundos, bom para o oitavo lugar entre 334 corredores. Com 48 segundos de sobra, Joshua alcançado um objetivo que poucos corredores têm conseguido: qualificação para a prestigiada Maratona de Boston.
Curiosamente, ele fez isso com apenas 65-70% da função pulmonar.
“Eu não sei o que se sente como a respiração normal”, disse ele. “É como se você tivesse pneumonia o tempo todo.”
Mas Joshua se recusa a permitir que a FC dite a sua vida. Correr, disse ele, é terapêutico e, na verdade, ajuda a limpar seus pulmões. Então ele começou no ensino médio e aumentou gradualmente a distância para maratonas a medida que ficava mais velho.
“É o que me mantém saudável”, disse ele. “Eu tenho que correr hoje para que eu possa respirar amanhã.”
Ele corre para o trabalho. Ele corre em corridas. Ele corre para se divertir. Ele corre para limpar seus pulmões, mas ele também é competitivo. É por isso que era importante para ele vencer o correr em Boston.
Seu objetivo é quebrar a marca de três horas. Se ele o fizer, acredita que poderia terminar entre os primeiros mil colocados de um total de 25mil concorrentes.
Apesar de sua doença pulmonar crônica, Joshua não quer atenção especial. Ele só sabe de um outro maratonista com CF e diz  não pesquisar esse tipo de informação. Em vez disso, ele se concentra em como ele pode melhorar o seu tempo.
Com apenas cerca de dois meses, até Boston, Joshua está no meio do treinamento. Joshua é engenheiro e viaja sempre com seus tênis de corrida várias vezes por semana. Ele vai correr mais de 90Km por semana e deve correr um total de 4.200Km esse ano o equivalente a 100 maratona.
Além da prova de qualificação, Joshua realizou três outras maratonas em sua vida.
“A Maratona de Boston sempre foi um objetivo meu”, disse ele. “Estou animado. Eu quero trabalhar muito e fazer o meu melhor. Eu só quero fazer o meu melhor.”
Fonte: http://www.monroenews.com/news/2013/feb/19/monroe-man-cystic-fibrosis-qualifies-boston-marath/
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco