Instituto Unidos pela Vida discute Projeto de Lei sobre Pesquisa Clínica no Brasil

Comunicação IUPV - 19/06/2020 19:09

No dia 18 de junho de 2020, a Psicóloga, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, participou de um evento online que discutiu o Projeto de Lei (PL) 7082/2017, que dispõe sobre Pesquisa Clínica no Brasil.

O evento foi realizado pela Colabore com o Futuro e também contou com a participação do Deputado Federal Hiran Gonçalves (PP/RR) e do Médico Oncologista Clínico e Presidente da Aliança de Pesquisa Clínica, Dr. Fábio Franke. A transmissão foi realizada no canal do Youtube da Colabore com o Futuro e segue disponível. Basta clicar aqui para assistir na íntegra!

“O debate é extremamente relevante e fundamental para toda a comunidade. Durante a discussão, tive a oportunidade de reforçar a importância da agilidade nos processos que envolvem a incorporação de novos medicamentos no Brasil, sempre salientando a absoluta necessidade dessas etapas para a segurança de todos os pacientes”, afirmou Verônica.

No cenário de desenvolvimento de medicamentos  para a Fibrose Cística, somente nos Estados Unidos há 42 medicamentos no painel de novas drogas apresentado pela Cystic Fibrosis Foundation, chamado “pipeline”, que pode ser encontrado aqui. Além destes, há pesquisas para novos medicamentos também em outros países, que somam aproximadamente 80 novas moléculas sendo pesquisadas. Infelizmente, nenhuma pesquisa clínica está acontecendo no Brasil. 

“O tempo é um bem muito precioso para todos nós, principalmente para pessoas diagnosticadas com uma doença rara e ainda sem cura, como é o caso da Fibrose Cística. Esses números evidenciam a enorme distância da realidade dos pacientes brasileiros para os de outros países em relação ao acesso a esses medicamentos. Por isso, a aprovação do PL 7082/2017 que propõe várias mudanças que visam o avanço e fluidez nos processos inerentes aos estudos clínicos é, sem dúvidas, uma grande esperança para todos os pacientes do Brasil”, ressaltou Verônica.

PL 7082/2017

O Projeto de Lei 7082/2017, de autoria da ex-senadora Ana Amélia (PP-RS), dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos. No momento, o PL aguarda o parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). 

Você pode conhecer o PL na íntegra clicando aqui. Além disso, para acompanhar a tramitação, clique aqui.

Pesquisa Clínica

Pesquisa clínica ou estudo clínico, é um processo de investigação científica realizado em seres humanos e que possibilitam o desenvolvimento e teste de novos medicamentos e tratamentos para os mais diversos tipos de doenças. Você pode conhecer mais sobre o assunto na nossa matéria “Como um novo medicamento é desenvolvido e testado?

Dúvidas ou mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493.

Referências:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2125189&utm_term=Aprovado+projeto+sobre+pesquisa+clinica+com+seres+humanos&utm_campaign=NK+Consultores&utm_source=e-goi&utm_medium=email

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco