Exercício físico enquanto aliado indispensável na fibrose cística – Rodando o Brasil Online

Comunicação IUPV - 21/06/2021 14:17

A quinta videoaula da segunda temporada do Rodando o Brasil Online, projeto realizado pela Vertex com o apoio do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, foi ao ar no dia 14 de junho de 2021 e abordou sobre o exercício físico enquanto aliado indispensável na fibrose cística.

Participaram da transmissão o coordenador da Equipe de Fibra e diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Unidos pela Vida, Cristiano Silveira; a educadora física, Inaê Cherobin; o Lucas Oliva, pai de uma menina com fibrose cística, e o Felipe Espíndola, que também tem a doença.

Inaê iniciou a videoaula reforçando a importância da prática regular de atividades físicas entre as pessoas com fibrose cística e ressaltando os benefícios que esse hábito pode trazer para a saúde de todas as pessoas.

“Realizar exercícios físicos regularmente e com orientação traz diversos benefícios para quem tem fibrose cística, aumentando a capacidade pulmonar, realizando a limpeza das vias aéreas, reduzindo a hiperinsuflação e elevando nossa força, resistência e expectativa de vida. Muitas pessoas se perguntam qual a melhor atividade para conquistar tudo isso, e a resposta é simples: qualquer exercício que seja bem feito. O importante é estar ativo”.

Durante sua participação, Lucas afirmou que, após receber o diagnóstico para fibrose cística da sua filha, ele passou a entender melhor a importância da prática regular de atividades físicas para a saúde dela e de todos os integrantes da família.

“Ao receber a notícia comecei a pesquisar muito sobre a fibrose cística e a entender sobre todas as etapas do tratamento, como fisioterapia respiratória, nutrição e uso de medicamentos. Foi neste momento que descobri que o esporte também era um integrante fundamental da rotina de quem tem a doença e decidi que me tornaria uma pessoa ativa para servir de exemplo para a minha filha. Hoje ela adora se mexer, faz balé, anda de bicicleta e não temos dúvidas de que toda essa rotina foi fundamental para vencer o desafio de ganho de peso que enfrentamos desde que ela nasceu.”

Felipe Espíndola foi diagnosticado com fibrose cística tardiamente, aos 15 anos de idade. Ele compartilhou como a prática de atividades físicas transformou sua vida e o ajudou a ter mais saúde.

“O exercício físico como parte do tratamento para a fibrose cística ainda é algo muito novo, faz pouco tempo que começamos a ter informações mais concretas sobre esse tema. Tem muita coisa chegando, muita notícia nova, e eu sempre busco estudar sobre isso para aplicar no meu dia a dia. Antes do meu diagnóstico eu era muito magro, fazia vários tratamentos que não traziam resultados efetivos. Neste tempo, mesmo sem saber da fibrose cística, eu já praticava esportes, e hoje vejo como esse hábito foi fundamental na minha trajetória. Aliado a uma alimentação correta, o esporte mudou a minha vida.”

Clique no link abaixo para conferir a videoaula sobre exercício físico enquanto aliado indispensável na fibrose cística na íntegra. A próxima transmissão do Rodando o Brasil Online vai ao ar dia 21 de junho, às 19h, terá como temática o tratamento medicamentoso na fibrose cística e contará com a participação da pneumologista, Dra Mônica Firmida, e da biomédica diagnosticada com fibrose cística, Dra Miriam Figueira. Clique aqui para acompanhar ao vivo.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco