Exposição do pulmão gigante chega a Salvador

Instituto Unidos pela Vida - 10/07/2010 05:00

Reportagem enviada pela Mãe de Fibra Vânia, da Bahia. Reportagem publicada no “Camaçari Notícias” (http://camacarinoticias.com.br)

Quarta-feira, 07 de Julho de 2010

De 8 a 10 de julho, a população de Salvador poderá fazer um tour pelo interior de um pulmão gigante. O inflável de 190 m2 reproduz em detalhes o pulmão humano e chega a capital baiana depois de ter passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

O tour passará ainda nas cidades de Recife, Curitiba e Porto Alegre. O evento será realizado no SESC de Piatã (Avenida Octávio Mangabeira, s/nº, Salvador/Ba), durante o período de 8 a 10 de julho de 2010, das 9 às 17h. O acesso ao Pulmão Gigante e a todas as atividades educativas será de caráter gratuito para toda a população.
O ano de 2010 está sendo considerado mundialmente, por todas as esferas de atuação responsáveis pela divulgação das doenças respiratórias, como o “Ano do Pulmão”. Para registrar a importância desta data, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), com o apoio da Sociedade de Pneumologia da Bahia (SPBa), realiza, pela primeira vez, o tour pelo pulmão gigante. Este evento tem por objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que devemos ter com esse órgão tão importante.
Visitas
As visitas ao Pulmão Gigante serão monitoradas por médicos pneumologistas. Os visitantes serão divididos em grupos para entrar no pulmão. Os especialistas também comentarão os vídeos em seu interior e também as particularidades de cada uma das sete sessões. Após entrar pela traquéia, o visitante passará pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Ao atravessar um túnel de acesso, o visitante chega ao segundo pulm ão, no qual receberá informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.
O Tour pelo Pulmão
No tour será possível conhecer as doenças que mais acometem o pulmão humano e estarão apresentadas em sete ambientes diferentes dentro da Exposição. Trata-se de uma exposição com a representação de um pulmão inflável, de 190 m2, com apresentações nos diversos ambientes, de vídeos educativos, palestras com especialistas (pneumologistas), além de um rico material ilustrativo.
São sete compartimentos com cartazes e monitores dentro do pulmão gigante. Os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre tuberculose, asma, DPOC, câncer, tabagismo e pneumonia, doenças simbolizadas em cada parte do inflável. Seus compartime ntos são interligados, produzidos em material translúcido e de ventilação natural.
Um desses cuidados em saúde respiratória apresentado nesta exposição está relacionado ao tabagismo e suas conseqüências. Ele é a principal causa de doenças crônicas pulmonares já que 50% das pessoas que fumam terão algum problema pulmonar. Aqueles que desejam abandonar o cigarro e/ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha, receberão dicas e outras informações importantes para a cessação do tabaco.
Proar
Na Bahia, o Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) abriga o ProAr, programa de assistência e pesquisa aos pacientes com asma grave e rinite alérgica, em ambulatórios de referência com fornecimento gratuito de medicações preventivas. O sucesso vem sendo reconhe cido pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Organização Mundial de Saúde. Além do Octávio Mangabeira, o Centro de Saúde Carlos Gomes e o Hospital Santa Isabel abrigam ambulatórios de referência do ProAr.
O ProAr é resultado de uma aliança entre o Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Faculdade de Medicina (UFBA), contando com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O programa promove intervenções assistenciais em saúde pública, atividades de capacitação e pesquisa, numa abordagem inovadora e bem sucedida. O ProAr já recebeu dois prêmios nacionais e foi adotado como projeto de demonstração pela Organização Mundi al de Saúde (OMS).
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco