Fake news e a informação sobre a Covid-19

Categoria: Coronavírus - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 31 de março de 2020

Por Talita Cauper Coelho, Jornalista, mãe de fibra do Pablo, 7 anos, diagnosticado com Fibrose Cística.

Notícias sobre o novo Coronavírus (Covid-19) chegam como enxurrada através das redes sociais, canais de notícias e aplicativos de mensagem; mas você sabe filtrar essas informações? Consegue identificar se essas mensagens são reais ou fake News?

Só no site do Ministério da Saúde, entre 29 de janeiro até 29 de março, constam 64 denúncias de notícias falsas envolvendo a Covid-19. Mais de uma notícia falsa por dia. 

Por isso é importante ter cautela ao ler e repassar qualquer informação sobre o novo Coronavírus e, principalmente, seguir as recomendações dos órgãos competentes e da equipe que acompanha a pessoa com Fibrose Cística. Uma informação falsa pode colocar em risco a vida de quem tem FC. Então, atenção às seguintes dicas:

Você pode enviar qualquer foto ou texto recebido para o número 61- 999289-4640, que a área técnica do Ministério da Saúde irá conferir se a informação procede ou não.

Desligue a TV, desconecte-se por algumas horas, e não persiga notícias sobre a pandemia, notícias ruins podem desanimar até as pessoas mais positivas. Tenha fé, ouça a recomendação da sua equipe médica e tudo isso vai passar. 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui