Fake news e a informação sobre a Covid-19

Comunicação IUPV - 31/03/2020 11:06

Por Talita Cauper Coelho, Jornalista, mãe de fibra do Pablo, 7 anos, diagnosticado com Fibrose Cística.

Notícias sobre o novo Coronavírus (Covid-19) chegam como enxurrada através das redes sociais, canais de notícias e aplicativos de mensagem; mas você sabe filtrar essas informações? Consegue identificar se essas mensagens são reais ou fake News?

Só no site do Ministério da Saúde, entre 29 de janeiro até 29 de março, constam 64 denúncias de notícias falsas envolvendo a Covid-19. Mais de uma notícia falsa por dia. 

Por isso é importante ter cautela ao ler e repassar qualquer informação sobre o novo Coronavírus e, principalmente, seguir as recomendações dos órgãos competentes e da equipe que acompanha a pessoa com Fibrose Cística. Uma informação falsa pode colocar em risco a vida de quem tem FC. Então, atenção às seguintes dicas:

  • Desconfie de tudo que não tenha sido divulgado em comunicado ou coletiva de imprensa dos órgãos oficiais;
  • Dê atenção às recomendações divulgadas nos principais jornais do país;
  • Na dúvida, confirme a informação no site oficial da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Município;
  • Jamais repasse se não tiver certeza de que a notícia é verdadeira;
  • Desconfie se a notícia prometer cura milagrosa ou garantir proteção total contra o vírus.

Você pode enviar qualquer foto ou texto recebido para o número 61- 999289-4640, que a área técnica do Ministério da Saúde irá conferir se a informação procede ou não.

Desligue a TV, desconecte-se por algumas horas, e não persiga notícias sobre a pandemia, notícias ruins podem desanimar até as pessoas mais positivas. Tenha fé, ouça a recomendação da sua equipe médica e tudo isso vai passar. 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco