Felipe Simioni Santos | Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 19/07/2021 16:41

Felipe Simioni Santos é enfermeiro, estudante de Medicina, tem fibrose cística e trará seu relato de vida real na mesa Os desafios da fibrose cística na vida adulta do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística. O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto e as inscrições estão abertas em eventos.congresse.me/simposiofc2021

Conversamos com o Felipe sobre as expectativas para esta mesa, que também contará com a participação da presidente da Associação Cearense de Assistência à Mucoviscidose (ACEM) Celmar Feitosa Viana e da pneumologista Dra Mariane Gonçalves Martynychen Canan.

Como foi seu primeiro contato com a fibrose cística e como isso impactou sua vida pessoal e profissional?

Eu fui diagnosticado com fibrose cística logo nos meus primeiros dias de vida. A consciência sobre a doença na minha vida aconteceu quando eu era bem pequeno e comecei a entender que eu precisava me cuidar, ter uma boa alimentação e fazer todas as etapas do tratamento. Na minha vida pessoal o impacto da doença aconteceu mais na adolescência, mas por algo positivo, pois fui tendo maior compreensão sobre as coisas e me cuidando melhor. Na área profissional, antes de escolher minha profissão, eu conversei com meu médico sobre a possibilidade de atuar na área da saúde e ele respondeu me apoiando e reforçando que eu poderia ser o que eu quisesse, mas que eu precisaria me cuidar. A partir dessa conversa eu me formei na área da enfermagem, trabalhei três anos como enfermeiro, e agora tive a oportunidade de realizar meu grande sonho de estudar Medicina. Hoje estou no oitavo semestre do curso e remando sempre para frente, estudando e me cuidando.

O que as pessoas podem esperar da mesa que você fará a mediação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística?

Vamos trazer a realidade de uma pessoa que tem fibrose cística. Eu sou bem pé no chão sobre a minha realidade e sobre a minha disciplina nos cuidados da doença. Eu não deixo, por exemplo, de fazer fisioterapia respiratória todos os dias, o tratamento é algo importante para mim. Vou compartilhar essa minha rotina, como estou me cuidando e me estudando para ter mais qualidade de vida. 

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

Esse tema é muito interessante, chama muito a atenção, ainda mais por conta do momento que estamos vivendo de pandemia. Nós temos uma grande aliada, a Ciência. Graças a ela nós temos o desenvolvimento de vacinas, medicamentos, avanço na Medicina e, com isso, temos mais qualidade de vida. Uma prova disso são as pessoas com fibrose cística, que ao saber respeitar e utilizar todos esses avanços no tratamento, conseguem viver melhor. Além disso, as políticas públicas nos proporcionam desfrutar do que é produzido pela Ciência, pois saúde é direito de todos e dever do Estado. E nós, pessoas com fibrose cística, somos protagonistas de tudo isso, por ter esse acesso. Quando a política pública funciona bem, nós também acessamos o que é nosso por direito. 

Inscreva-se!

O 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é uma realização do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística e conta com patrocínio de Omron e Abbott e chancela da Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose. Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 e garanta sua vaga.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco