Feliz Vida | Por Rafaeli Dallabrida

Comunicação IUPV - 02/03/2021 09:23

Por Rafaeli Dallabrida, diagnosticada com fibrose cística

Quem me conhece sabe muito bem que amo comemorar aniversários, amo celebrar a vida e o dia em que nasci ao lado das pessoas que eu amo. Em anos sem pandemia, gosto de fazer uma linda festa e curtir como se naquele dia nenhum problema existisse, nada ruim fosse acontecer e apenas energias positivas seriam consideradas.

Acredito que o fato de ter uma doença crônica me faz gostar muito de celebrar a vida, pois sei que ela é um presente e cada dia merece ser celebrado e valorizado, desde os pequenos até seus grandes detalhes. A real questão é que ter fibrose cística me faz ver a vida como uma raridade e com uma intensidade que não sei explicar, a cada dia vejo mais ainda a importância de viver feliz e aproveitar cada detalhe. 

Toda vez que faço aniversário, penso muito em todos os aniversários que já passei, penso em minha saúde e minha luta e o quanto eu sou feliz por passar cada ano com saúde. Sou muito grata por, até hoje, não ter passado essa data especial lutando contra eventuais complicações causadas pela doença. Eu sempre penso muito em estar bem quando datas especiais se aproximam ao longo do ano, principalmente a do meu aniversário, e fico realizada quando consigo isso.

Fazer aniversário significa muito mais que analisar o que já passei, de ver o quanto, de ano em ano, fico mais velha, ou das responsabilidades e conquistas que consegui criar, alcançar ou não. Para mim, fazer aniversário significa viver, estar com quem amo, sentir aqueles abraços ao vivo com intensidade dos que estão perto ou aquelas mensagens de carinho e ligações que vem como um abraço quentinho dos que estão longe. O fato de ser lembrada, de ser abraçada de todas as formas, de ver o quanto sou capaz de fazer pessoas à minha volta felizes, e o quanto elas me fazem muito bem, também é o maior presente que posso ganhar neste dia. 

Com certeza é meu dia favorito de todo ano, é uma data que nunca deixo passar em branco. É como se naquele dia 02 de março de todos os anos, mesmo que o dia comece com chuva, seja o mais lindo e especial do ano. E assim, com o passar do tempo, a gente percebe que os presentes são apenas um detalhe, e que o maior presente é estar ano a ano com saúde, celebrando a vida ao lado do maior presente que poderia ter: minha família e amigos. É um dia de energias boas, em que pessoas que você ama estão ali ao teu lado, mais uma vez, para sorrir com você.

Então, depois de tudo isso, se você me perguntar: “Rafi, porque você gosta tanto de fazer aniversário?”, eu vou responder “porque neste dia, mais do que em todos os outros, eu me sinto muito feliz, vejo o brilho nos olhos da minha família a felicidade por eu estar viva. Porque neste dia eu olho para trás e vejo tudo que já passei e me lembro de todos os aniversários e festas que eu estive com sorrisos de ponta a ponta, lembro que a vida é maravilhosa e que não tem dia ruim que pode acabar com seu brilho. Lembro que tenho a melhor família deste mundo e os melhores amigos, e principalmente, porque a cada ano em que passo esta data cheia de saúde, percebo o quanto é bom lutar todos os dias por ela, para sentir essa sensação maravilhosa de viver mais um ano de vida”.

Não fique triste por envelhecer, sorria e agradeça por isso, pois a vida é um presente a cada dia e que merece ser vivido e agradecido. O aniversário nos lembra disso e merece ser comemorado para reforçar o quanto temos sorte de poder viver e respirar cada segundo ao lado de quem amamos.

Se tem algo que tenho certeza é que, independente do tempo que passar e quantos anos eu tiver, eu vou continuar amando celebrar a vida e nunca vou deixar minha louca essência e meu lado fantasia com espírito de criança morrer, pois se tem algo que a infância nos ensina é o quanto é bom ter a esperança e a alegria de viver os pequenos detalhes, onde tudo é perfeito.

Agradeço a Deus por ter a oportunidade de viver cada dia intensamente, por ter a vida abençoada que tenho. Agradeço a quem neste dia, todos os anos, me manda parabéns, me faz rir e me emociona, me lembrando do quanto é bom viver. E agradeço em especial a minha família, que me permitiu estar neste mundo, que me ama em cada detalhe e me ensina o quanto é lindo e valioso viver e celebrar a vida.

Feliz aniversário para mim, feliz vida!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco