Conheça o FibCist: projeto de Telerreabilitação para pessoas com fibrose cística

Comunicação IUPV - 30/12/2020 08:04

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística apresenta o FibCist, grupo de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criado em maio de 2020 e formado por professores, estudantes e profissionais da saúde.

O objetivo do grupo é realizar investigações cientificas e desenvolver ações que resultem em melhores cuidados para as pessoas diagnosticadas com fibrose cística. A *Dra. Vivian Azevedo é Fisioterapeuta e professora na UFU. Ela é coordenadora do FibCist e afirma que o projeto está crescendo cada dia mais e mantém as portas abertas para estudantes, profissionais e professores que queiram fazer parte do grupo.

“Nosso projeto é voltado à reabilitação de pessoas com fibrose cística, e o distanciamento social e a dificuldade de manter a assistência presencial à estes pacientes foi o que nos motivou a criar o projeto. No momento temos a intenção de criar um aplicativo para a realização da telerreabilitação com o objetivo de auxiliar pessoas com fibrose cística que fazem acompanhamento no ambulatório de fibrose cística do Hospital de Clínicas da UFU, aqui em Minas Gerais”.

A Dra. Vivian explica que a telerreabilitação é definida como um método que possui tecnologias de comunicação que fornece e permite a reabilitação à distância, sem a necessidade da presença física do profissional.

“Artigos e pesquisas recentes sobre a temática têm mostrado que essa modalidade de reabilitação pulmonar supervisionada por meio da telerreabilitação tem se mostrado tão efetiva quanto a que possui supervisão presencial no ambulatório. Com isso, nosso projeto busca avaliar esse impacto da telerreabilitação na saúde e na qualidade de vida das pessoas com fibrose cística atendidos no Hospital de Clínicas da UFU”.

Além disso, o grupo também busca disseminar informações sobre a fibrose cística por meio das mídias sociais.

“A criação do nosso Instagram foi uma das primeiras ações que realizamos. Por lá divulgamos informações sobre a fibrose cística para pessoas com a doença e para a comunidade de maneira geral. Também temos um canal no YouTube onde disponibilizamos vídeos sobre a temática e já realizamos algumas entrevistas em rádios locais para falar mais sobre a fibrose cística e levar informações sobre a doença para o público da região”, afirmou.

A Hileia Valente é acadêmica de Medicina na UFU e faz parte do FibCist. Ela afirma que participar do projeto está sendo uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a fibrose cística e sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com a doença.

“Estou muito feliz por fazer parte deste grupo e ajudar no desenvolvimento de ações que poderão melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Espero que nosso grupo fique cada dia maior e atue com cada vez mais força para alcançar os objetivos propostos”.

Setembro Roxo

Durante o Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística 2020 o FibCist realizou o Ciclo de Palestras sobre Fibrose Cística. A ação teve início no dia 08 de setembro com a palestra O que é a fibrose cística e como é feita sua abordagem clínica? ministrada pela Dra. Mariana Melo Gonçalves e pela Dra. Erica Mariano.⁣ Clique aqui para assistir a transmissão na íntegra.

No dia 15 de setembro a temática tratada foi Fibrose Cística: abordagem multiprofissional, que contou com a presença da Dra. Vivian Mara Gonçalves de Oliveira Azevedo⁣, da MSc. Luciana Carneiro Pereira Gonçalves⁣, da MSc. Tassiana Machado Quagliatto e⁣ da Rosa Monica de Oliveira⁣. Você também pode rever essa transmissão clicando aqui.

No terceiro dia de evento (22/09) a palestra foi sobre Reabilitação em lactentes e pré-escolares, com a participação da Dra. Carla Gomez e do Dr. Evanirso da Silva Aquino.⁣ Clique aqui e assista ao evento na íntegra.

E para finalizar o Ciclo de Palestras sobre Fibrose Cística, no dia 29 de setembro foi realizada a palestra Dia a dia na Fibrose Cística, com a presença da Flávia Naldi, da Dra. Rafaela Barbosa e do Yuri Alves Pedrosa. Assista ao evento clicando aqui.

A Dra. Rafaela Barbosa é Ginecologista e Obstetra e participou do último dia do Ciclo de Palestras sobre Fibrose Cística. Ela afirma que o evento foi uma excelente oportunidade para compartilhar mais informações sobre a doença entre estudantes e profissionais da saúde.

“Fiquei muito feliz com o convite para participar desta maravilhosa ação que fez parte do Setembro Roxo deste ano. Tive a oportunidade de falar um pouco mais sobre a importância da equipe multidisciplinar para o atendimento e cuidado das pessoas com fibrose cística e tenho certeza que a minha fala, assim como a participação de todos os palestrantes que fizeram parte do evento, contribuiu para que as pessoas inscritas no evento tivessem mais informações sobre o tema”.

Acompanhe a FibCist nas mídias sociais. Clique aqui para seguir o projeto no Instagram e aqui para acompanhar no YouTube.

* A Dra. Vivian Azevedo é Fisioterapeuta, especialista em fisioterapia respiratória e neonatologia, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da pós-graduação em Ciências da Saúde também na UFU. Também é membro do Departamento de Pediatria da ASSOBRAFIR e Consultora Nacional do Ministério da Saúde para o Método Canguru

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco