Fundadora do Instituto Unidos pela Vida vence Prêmio Protagonistas

Instituto Unidos pela Vida - 19/11/2013 14:16

2013-11-13 20.58.54O resultado do Prêmio Protagonistas foi divulgado na noite do dia 13 de Novembro de 2013, em cerimônia realizada no Teatro Paiol, em Curitiba. Idealizado pela Gazeta do Povo em parceria com o CAV (Centro de Ação Voluntária), o INK e o Instituto GRPCom, o prêmio reconheceu três grandes ações cidadãs que promoveram transformações sociais em suas comunidades, em três categorias: ONG, Escola e Voluntários.
A Fundadora e atual Diretora do Instituto Unidos Pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, ficou em 1º Lugar na Categoria Voluntários! Veja a reportagem da Gazeta do Povo:
“A psicológa Verônica del Gragnano Stasiak de Oliveira passou os 23 primeiros anos de sua vida sem entender por que tinha tantos problemas de saúde. “Eu ficava internada cinco a seis vezes por ano com pneumonia. Perdi duas partes do meu pulmão, tirei a vesícula, parte do pâncreas parou de funcionar”, lista. Apenas depois de tudo isso, foi diagnosticada com fibrose cística, uma doença genética não contagiosa ainda sem cura e que atinge um nascido a cada população de 10 mil pessoas.
No mesmo ano em que descobriu sua condição, Verônica teve um sonho. “Estava internada em outubro de 2009 quando sonhei que tinha criado um grupo para ajudar pessoas com problemas respiratórios”, lembra. A motivação do inconsciente, somada à curiosidade sobre seu diagnóstico tardio, levou-a ao encontro de livros e pesquisas sobre a doença. Não muito tempo depois, estava criado o Instituto Unidos Pela Vida, destinado a propagar informações sobre a fibrose cística para pacientes, familiares e classe médica, além de auxiliar pessoas com a mesma condição a contornar as complicações da doença. “Hoje eu saí do escuro e acho que as pessoas merecem isso. É um direito do ser humano saber o que tem e viver com qualidade de vida”.
A ideia, que começou como um blog, cresceu e hoje conta com 1.400 membros, além de diversos comitês regionais Brasil afora. Entre as atividades desenvolvidas pelo Instituto estão ciclos de palestras ministradas em diversos estados; a Equipe de Fibra, grupo de corrida formado por pacientes, médicos e membros do Instituto para incentivar a prática de atividade física entre pacientes; e a iniciativa Fibrose Cística nas Universidades, que leva informação para profissionais de saúde em formação. Se divulgar o Instituto Unidos Pela Vida é divulgar a fibrose cística, Verônica pode ter a certeza: o prêmio Protagonista na categoria Voluntários vai dar uma mão nessa empreitada.
Tina Santos, uma das juradas da categoria Voluntários, destacou a relevância e o modo como Verônica conduz seu trabalho. “As palestras são muito divertidas, ela leva tudo com bom humor. Ela transformou mesmo sua condição para melhorar a vida dos outros”, afirma.” 
Veja o vídeo da ação e do prêmio: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/politica-cidada/premio-protagonistas/conteudo.phtml?id=1425223&tit=Premio-Protagonistas-destaca-acoes-que-ajudam-a-transformar-a-sociedade
 
 
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco