Idiossincrasia. O que é?

Instituto Unidos pela Vida - 19/08/2010 05:05

Idiossincrasia

Certa feita, um professor me disse que das cerca de 600 mil palavras da língua portuguesa, chegaríamos a conhecer ao longo de toda a nossa vida apenas 50 mil e que usaríamos para sobreviver só 3 mil.  É por essa nossa preguiça, que deixamos de conhecer palavras muito interessantes e por que não dizer, muito úteis.

Idiossincrasia é uma delas. Para o dicionário Houaiss ela é uma predisposição particular do organismo que faz que um indivíduo reaja de maneira pessoal à influência de agentes externos; é uma característica comportamental peculiar a um grupo ou a uma pessoa.

Já ouvimos de nossos médicos a velha sentença: cada caso é um caso. É isso que a idiossincrasia nos diz. Ninguém é igual ao outro.

Não é a toa que a palavra vem da raiz grega idiosugkrasía que significa temperamentoparticular.

Já sabemos que todos aqui são pessoas de fibra. Nosso temperamento nos faz reagir de forma positiva aos desafios que a vida nos apresenta. Com nossa coragem vamos superando cada obstáculo, sempre aprendendo.

Cristiano Silveira, Biólogo, Pai de Portador de Fibrose Cística.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco