InspirAR garante fornecimento de suplementos através do Estado de Pernambuco para pessoas com fibrose cística da região

Comunicação IUPV - 12/08/2022 17:36

No final de julho de 2022, por meio de uma ação civil pública, a equipe da Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF) – Lara Thays Mattos Sandes (InspirAR) garantiu o fornecimento de suplementos alimentares através do Estado de Pernambuco para todas as pessoas com fibrose cística da região. 

De acordo com Flávia Ferrario, vice-presidente da InspirAR, essa ação teve início assim que a nova diretoria assumiu em 2019. “Fomos atrás da Defensoria Pública da União para, através dela, instar o Judiciário em busca de dois objetivos: o primeiro deles era obter a regularização da entrega dos medicamentos básicos que estavam em falta; o segundo era incluir na lista de tratamentos obrigatórios os suplementos alimentares que, para quem tem fibrose cística, são tão indispensáveis quanto as medicações.” 

Felizmente, o juízo responsável pelo caso deferiu o primeiro pedido já em sede de liminar, de forma que, desde o início da ação, fora regularizada a entrega dos medicamentos que já eram obrigatórios. “Na sentença de mérito, para nossa alegria, o juízo deferiu também o segundo pedido, ou seja, determinou que os suplementos deveriam integrar a lista de fornecimento obrigatório por parte do Estado de Pernambuco.” 

Flávia ainda reforça que, para evitar mais atrasos causados por etapas burocráticas do processo de compra dos suplementos, foi determinado que o Estado de Pernambuco depositasse imediatamente, na conta da InspirAR, o valor correspondente à aquisição de três meses de suplementos para todas as pessoas com fibrose cística que fazem uso deles no estado. 

“Fizemos a rápida aquisição e distribuição junto com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) dos três meses garantidos de suplemento”, afirmou Flávia. Ela ainda lembrou que, agora, o próprio Estado fará a licitação e poderá dar sequência direta ao fornecimento dos suplementos para todos. 

“Nossa associação é formada por pessoas sem egoísmo, sem discórdia, sem soberba, e sim com muita coragem, perseverança, fé, união, honestidade e, principalmente, com grandes corações. Seguimos firmes para as próximas lutas”, afirmou Flávia. 

Clique aqui para acompanhar a InspirAR no Instagram e ficar atualizado sobre todos os projetos e ações da entidade. 

Por Kamila Vintureli 

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco