Saiba como foi a participação da Equipe de Fibra na segunda edição do JBTx

Comunicação IUPV - 06/09/2022 14:27

Entre os dias 01 e 04 de setembro, em Curitiba/PR, foi realizada a segunda edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados (JBTx), e a Equipe de Fibra, projeto do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, foi representada na competição por seus atletas Kassiano Knack e Gabriel Ciochetta.

Gabriel tem 38 anos, foi diagnosticado com fibrose cística com um ano de idade e realizou o transplante pulmonar em 2017. Ele participou das provas de tênis de mesa e nos 100 metros livre da natação. Nas duas oportunidades, ele conquistou a medalha de bronze.

Para Gabriel, participar da competição foi uma forma de mostrar para a comunidade que a doação de órgãos é um ato de amor que faz a diferença. “Os participantes representam uma conquista para o renascimento daqueles que, sem a doação, não teriam muito tempo para estar com quem amam.” 

O atleta de fibra ainda reforçou que investir na vida é o melhor caminho. “Quando focamos nisso, mostramos o quanto gostamos do próximo, independente de quem seja. Que todos possamos seguir em frente, mesmo com todas as dificuldades impostas pela fibrose cística. Que para aqueles que necessitam do procedimento, o transplante seja a oportunidade de viverem intensamente.”

Mais conquistas

Kassiano Knack, de 21 anos, foi diagnosticado com a doença aos seis anos e recebeu os novos pulmões em fevereiro de 2020. Ele participou da corrida de rua de 5 quilômetros no JBTx, prova em que conquistou a medalha de prata. “Foi emocionante poder representar uma equipe que me acolheu tão bem e que é um dos motivos por eu estar correndo. Foi simplesmente fantástico, uma honra.”

Para toda a comunidade da fibrose cística do Brasil, Kassiano afirma que é preciso sonhar alto e acreditar com fé. “A nossa vida só faz sentido por causa dos nossos sonhos. Nunca me deixei abalar, sempre pensei positivo e hoje respiro vida, e aos poucos, sou presenteado com o resultado de todo meu esforço e dedicação, afinal, quem acredita, alcança, e hoje estou conquistando tudo aquilo que sempre sonhei.”

Sobre os jogos

A segunda edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados foi uma realização da Prefeitura de Curitiba, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e contou com o apoio e cooperação técnica da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx). 

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco