Jogos que auxiliam no tratamento de FC

Instituto Unidos pela Vida - 22/08/2011 14:52

Fonte: BBC
Jogos de computador que ajudam os jovens com fibrose cística a lidar melhor com o tratamento e que melhoram o monitoramento de sua doença estão sendo desenvolvidos na University of Derby.
Especialistas universitários desenvolveram quatro protótipos de jogos de computador projetados para ajudar os jovens com fibrose cística a lidarem melhor com os exercícios difíceis que eles fazem diariamente para expulsar o muco dos pulmões. Os jogos também ajudarão a monitorar a eficiência do pulmão.
O professor David Day, da Faculdade de Computação e Matemática da University of Derby, tem uma filha de quatro anos com fibrose cística. “As crianças precisam de fisioterapia regular para expelir o muco que obstrui os pulmões, caso contrário torna-se um terreno fértil para as bactérias que poderiam deixá-los mais doentes. A fisioterapia inclui coisas como bater levemente no peito ou nas costas da pessoa. Também usamos uma máscara de pressão expiratória positiva (PEP), que se encaixa sobre o rosto e faz com que seja mais difícil para eles respirarem, então, eles vão empurrar o muco do fundo de seus pulmões e expeli-lo. As crianças acham o tratamento PEP difícil, desagradável e chato, e pode ser difícil de levá-las a fazê-lo”.
Os pesquisadores montaram uma máscara PEP com um dispositivo que converte a respiração das crianças em sinais eletrônicos. Ao controlar o padrão de respiração, elas podem controlar os personagens na tela nos jogos de computador. A tecnologia é um desdobramento da técnica que permite a pessoas paraplégicas utilizarem tubos de respiração para controlar as cadeiras de rodas e outros aparelhos eletrônicos.
O especialista em jogos de computador Andreas Oikonomou acrescenta que ” ao manter um registro de como o jogador se saiu nas partidas, um consultor médico pode fazer um mapa da eficiência dos pulmões do paciente. A flexibilidade dos jogos significa que mesmo crianças pré-escolares conseguem jogá-los nos níveis mais fáceis”.
Os pesquisadores vão solicitar financiamento adicional para fornecer versões de teste dos jogos a dez jovens, com idades entre 6 e 9 anos, para testarem os softwares e o dispositivo em busca de feedback dos usuários.
 
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco