Just Breathe: Karen, 53 anos

Instituto Unidos pela Vida - 21/02/2016 16:00

IMG_1864Eu fui diagnosticada em 1965, aos 2 anos de idade, enquanto o meu irmão mais velho já tinha Fibrose Cística. Eu não consigo imaginar como foi para os meus pais saber que os dois filhos poderiam morrer cedo. Depois de um tempo, nós fomos abençoados com um irmão sem FC, em 1968. O brilho nos olhos dos meus pais, com a notícia, foi tão grande que poderia iluminar um quarto inteiro! Eles chamaram o bebê de George. Infelizmente, meu irmão David morreu aos 6 anos, por complicações causadas pela Fibrose Cística e pelo pouco conhecimento que os médicos tinham a respeito da doença na época.
O tempo passou e nós perdemos o nosso pai, um ano depois, por conta de um acidente de trabalho e a minha mãe 20 anos depois, por causa de um ataque cardíaco. Meu irmão George e eu fomos deixados para viver no mundo, e foi exatamente isso que fizemos.
Eu entrei na universidade e obtive o meu diploma em Ciências, viajei pelo Canadá e vi coisas que nunca achei que poderia ver. Depois de trabalhar por alguns anos e me mudar para uma nova fase de vida, eu conheci um cavaleiro em um cavalo branco (ok, era um Ford branco, na verdade). Logo depois que começamos o nosso relacionamento, descobri que precisava de um transplante duplo de pulmão, e nós passamos por isso juntos e criamos laços fortes.
Depois do transplante, em 1998 ( “meu segundo sopro de vida”) nós viajamos muito mais do que eu imaginei que pudesse. Bill me mostrou coisas que eu nunca tinha visto e nós aproveitamos cada minuto desses momentos. Durante esse período se sentindo muito bem, eu decidi que estava na hora de ajudar outras pessoas com FC, para que eles não passassem pelas mesmas complicações que eu. Então eu comecei pequeno, fazendo parte do grupo de Hamilton Chapter, do Cystic Fibrosis Canada e me tornei presidente de lá. Depois, entrei no comitê de adultos e me tornei presidente lá também até que depois , depois me candidatei para o Cystic Fibrosis nacional e me tornei diretora de lá.
Muitos avanços foram feitos na Fibrose Cística desde que eu me tornei parte da Organização Nacional e eu gostaria de pensar que fui parte disso. Eu estou sendo abençoada com vários sobrinhos e sobrinhas e uma vida muito boa. Infelizmente, como o tempo está passando, meus pulmões estão se deteriorando e eu vou precisar de um segundo transplante de pulmões. Eu já estou na fila e esperando ansiosamente pela ligação no futuro próximo.
Tanto a foto quanto o texto desse post são propriedade de Ian Ross Pettigrew e fazem parte do projeto Just Breath – Adultos vivendo com Fibrose Cística. A tradução e reprodução desses materiais no site do Instituto Unidos Pela Vida foram autorizados pelo autor.

Fale conosco