Fibrose Cística é tema de romance de autora brasileira

Comunicação IUPV - 17/02/2021 07:10

Estamos acostumados a ler sobre a fibrose cística em artigos científicos, sites de saúde e nas mídias sociais de páginas que atuam com o tema, como é o caso do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Mas já pensou como seria saber mais sobre o assunto em um romance?

O livro “A cinco passos de você” (Five Feet Apart na versão original da autora Rachael Lippincott), que conta a história de dois jovens com fibrose cística, Stella e Will, fez grande sucesso em 2019 com o lançamento do filme de mesmo nome escrito por Mikki Daughtry e Tobias Iaconis.

Em dezembro do mesmo ano foi a vez da autora brasileira, Ariane Fonseca, lançar o livro “Antes da última respiração”, que conta a história de amor entre Zoe, diagnosticada com fibrose cística, e Fabrício. De acordo com a escritora, o enredo do material surgiu em 2017.

“Sempre tive muito claro na minha cabeça que queria falar sobre dois jovens que tiveram suas vidas marcadas por lutas diárias desde a infância. Zoe seria positiva e enfrentaria os problemas com otimismo e Fabrício estaria perdido na escuridão sem conseguir sair do seu mundo de sofrimento. Inicialmente, a personagem feminina teria uma doença genética que a deixaria na cadeira de rodas e o masculino teria traumas de abusos sofridos quando criança. Deixei isso anotado por quase dois anos e só resolvi realmente escrever quando uma nova ideia para a Zoe surgiu, em 2019. Assistindo ao filme “A cinco passos de você”, eu conheci a fibrose cística e achei que o tema deveria ser abordado na minha história. Amo escrever enredos que inspiram e informam os leitores, por isso, ajudar na divulgação da fibrose cística foi um motivador a mais.”

Antes de assistir ao filme Ariane nunca tinha ouvido falar sobre a doença, e com o enredo definido, percebeu que o trabalho de pesquisa sobre o tema e a realidade das pessoas diagnosticadas no Brasil seria intenso e necessário.

“Por ser formada em Jornalismo eu sempre me preocupei muito em explorar os temas que me disponho a falar para trazer o mais próximo da realidade possível. E ainda bem que eu pesquisei bastante, pois se me baseasse apenas no filme americano não saberia que aqui no Brasil a realidade do tratamento para a doença possui aspectos bem diferentes do que acontece nos Estados Unidos, onde a história de “A cinco passos de você” se passa. Consegui contato com cerca de 20 fontes, entre pessoas com fibrose cística e familiares que convivem com a doença e fui, pouco a pouco, me aprofundando mais. Os relatos e as informações contidas no site do Instituto Unidos pela Vida também foram cruciais para o desenvolvimento da minha trama.”

Em dezembro de 2020 o lançamento do livro na Amazon em formato e-book completou um ano e alcançou mais de 1 milhão de páginas lidas na plataforma. Você pode adquiri-lo clicando aqui. Em 2020 o material também foi disponibilizado em formato impresso de maneira independente pela autora.

“Eu não poderia estar mais feliz com os resultados que tenho colhido. São centenas de relatos e resenhas dos leitores encantados com Zoe e Fabrício. Fico com meu coração radiante por levar para mais pessoas o conhecimento sobre a fibrose cística e também reflexões sobre o poder das escolhas que fazemos em nossas vidas. “Antes da última respiração” é uma história de recomeços, de amor e de valorização de cada segundo da vida.” 

Sobre a autora

Ariane Fonseca tem 31 anos, é formada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Mora em Taubaté, no interior de São Paulo, com o marido e dois filhos. Apesar de amar escrever, só decidiu se arriscar no mundo da ficção em 2017. Possui 11 obras publicadas na Amazon e 7 livros físicos produzidos de forma independente. Clique aqui e saiba mais sobre a autora. 

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco