Dr Luiz Vicente Ribeiro | Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 19/07/2021 15:50

Um dos destaques do  2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é o Dr Luiz Vicente Ribeiro. Médico assistente da Unidade de Pneumologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e do Hospital Israelita Albert Einstein, ele estará no painel Entendendo os dados: as vidas por detrás dos números.  

Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 para conferir a programação completa e se inscrever.

Durante este painel, que também contará com a participação do professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Dr Denizar Vianna e da diretora executiva do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística Verônica Stasiak, vamos entender como são feitos os protocolos clínicos de diretrizes terapêuticas e como são avaliadas as tecnologias para a incorporação no SUS, entre outros assuntos. Confira abaixo entrevista com Dr Luiz Vicente sobre suas expectativas para o evento.

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua vida desde então?

Aconteceu durante a minha residência médica em pediatria. Em seguida, eu ingressei na área de pneumologia pediátrica e passei a conviver com os pacientes no Centro de Referência. Logo de cara eu me identifiquei muito com eles e me envolvi demais com vários desses casos, sempre indignado com a evolução de algumas situações que eram muito graves. De lá pra cá foi possível perceber uma grande mudança no perfil dos pacientes. Hoje conseguimos tratar muito melhor as pessoas com fibrose cística para que tenham cada vez mais saúde e qualidade de vida. Para mim, o horizonte é muito positivo e de esperança para quem nasce com a doença.

O que as pessoas podem esperar da sua participação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística?

Vou trazer a experiência que tivemos ao longo do tempo com o Registro Brasileiro da Fibrose Cística, plataforma de dados que vem trazendo informações de maneira regular e consistente sobre as pessoas com fibrose cística do Brasil, compartilhando como elas são tratadas e como estão evoluindo. Nosso objetivo é, ao longo do tempo, usar essas ferramentas para buscar melhorias na qualidade da atenção à saúde que essas pessoas recebem.

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

Como médico e pesquisador, eu considero a temática de grande importância para todos os brasileiros, sejam estudantes, profissionais da saúde, pessoas diagnosticadas com fibrose cística ou membros de associações de assistência. É preciso que todos saibam que há um lugar dentro da sociedade com direitos garantidos e que necessita da participação de todos nós para a tomada de decisão. Para nós, cientistas, acredito que é de extrema importância seguirmos fazendo investigações e pesquisas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir custos em saúde, otimizar a maneira como todos são tratados para que sejamos mais felizes e saudáveis. Esse é o meu pensamento e acredito que todos precisam dar sua contribuição para que possamos evoluir e ter uma sociedade mais justa.

Garanta a sua vaga

Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 para se inscrever no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, evento realizado pelo Instituto Unidos pela Vida, com patrocínio de Omron e Abbott. Em caso de dúvidas ou dificuldades no momento da inscrição, entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco