Madalena Pinto – Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 19/07/2021 15:43

O 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística acontece nos dias 6 e 7 de agosto e já está com inscrições abertas em eventos.congresse.me/simposiofc2021. Madalena Pinto é bioquímica e doutoranda na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e participará do painel Inovações científicas ao redor do mundo para futuros tratamentos da Fibrose Cística.

Conversamos com ela sobre as expectativas para o painel, que também terá  a participação da biomédica diagnosticada com fibrose cística Dra Miriam Figueira e mediação do diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Cristiano Silveira.

Como foi seu primeiro contato com a fibrose cística e como isso impactou sua vida profissional?

O meu primeiro contato com a fibrose cística foi na universidade. Na época me pareceu uma área muito interessante para estudar, já que grande parte das pessoas com fibrose cística ainda não tinham acesso ao tratamento adequado. Depois tive a oportunidade de conhecer pessoas com fibrose cística e ver a sua determinação, interesse e envolvimento dos amigos e familiares, o que me motivou a continuar trabalhando para ajudar na busca por melhores terapias.

O que as pessoas podem esperar da sua participação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística? Compartilhe conosco um pouco sobre o que vai trazer durante a sua apresentação.

Na minha apresentação vou falar um pouco sobre terapias alternativas para a fibrose cística, mais especificamente sobre canais de cloreto alternativos. Além disso, também vou compartilhar o meu conhecimento sobre a situação atual dos novos tratamentos para a doença em Portugal.

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

Acredito que é muito importante que exista uma boa comunicação e informação sobre a Ciência entre toda a comunidade da fibrose cística. Aprendemos muito uns com os outros e trabalhando em conjunto conseguimos chegar muito mais longe.

Não fique de fora!

O 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é uma realização do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística com patrocínio de Omron e Abbott. Podem se inscrever pessoas diagnosticadas com a doença, familiares, membros de associações, profissionais da saúde, estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema.

Os inscritos que assistirem a 70% do evento terão direito a um certificado de 20 horas. Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 e garanta a sua vaga neste evento único no país. Em caso de dúvidas ou dificuldades no momento da inscrição, entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco