Mães de fibra criam música em parceria com o grupo Muriçocas Atômicas para divulgar a fibrose cística

Comunicação IUPV - 28/03/2024 15:05

Flávia Ferrario é mãe do Guido, diagnosticado com fibrose cística, é presidente da Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (InspirAR), e ao lado do grupo musical Muriçocas Atômicas, criou a música “Temperadinho” com o objetivo de divulgar a fibrose cística em todo o Brasil. Clique aqui para conferir.

Amigo de Flávia, Bruno Papariello, o Buriga, conhece toda a luta da InspirAR pelos direitos das pessoas com fibrose cística de Pernambuco e foi quem sugeriu a criação de um conteúdo para tornar a doença mais conhecida por meio da música.

“Como ele tem uma banda chamada Muriçocas Atômicas, perguntou se eu não conseguiria compor uma música falando sobre a fibrose cística para, depois, ele promover a gravação. Essa música faria parte do projeto social intitulado Ciranda das Muriçocas Atômicas. Dissemos que sim imediatamente, aberto num sorriso. Munida da mais genuína alegria, sentei-me no chão, peguei o violão e a música veio rapidinho. E foi assim que surgiu ‘Temperadinho’”, contou Flávia.

Para ela, receber esse tipo de apoio para a divulgação da fibrose cística significa respirar esperança na humanidade.

“Temos vivido tempos sombrios, em que as pessoas não conseguem enxergar além de seus umbigos; em que a única dor que toca é a própria; onde o cinza afugenta os sonhos e pouco nos oferecem abrigo. Então, quando um amigo, de forma espontânea e por pura generosidade, reconhece nossa luta e, mais que isso, ergue nossa bandeira, ah, respiramos o ar da esperança mais genuína. Essa ajuda nos serviu para insuflar os pulmões de ar e a alma, de musicalidade ímpar”, afirmou Flávia.

A esposa de Flávia, Marcela, também participou da gravação da música. Para Flávia, todo o processo foi um grande desafio. 

“Desde o início da ideia, eu e Marcela nos perguntamos como conseguiríamos compor uma música alegre, leve e suave sobre uma doença difícil e, tantas vezes, grave. Mas a oportunidade foi tão única e o amor envolvido foi tão grande que, rapidamente, fomos inspiradas. Algo maior nos guiou e, onde existia o ‘Dó Maior’, a dor maior, brilhou apenas o ‘Sol’. E foi nessa ‘clave’ que compusemos, gravamos e ainda demos muitas gargalhadas juntxs.”

Para finalizar, Flávia deixa uma mensagem para todos que participaram da criação da música e para a comunidade de fibrose cística do Brasil. 

“Salve nossos Temperadinhos! Salve Bruno! Salve o projeto Ciranda das Muriçocas Atômicas que, dentro e fora da lateralidade, nos deram as mãos para que, doravante, continuemos respirando fundo pois, como bem diz o Unidos pela Vida, pela frente tem muito mundo”.

Clique no link abaixo e confira o vídeo da música “Temperadinhos” na íntegra.

Créditos da música:

Letra e música: Flávia Ferrario

Gravação: 

Vozes principais: Flávia Ferrario e Marcela Pires

Muriçocas Atômicas (Buriga – guitarra e voz; e Daniel Maia – pandeiro)

Convidados: Japa Joe (voz) e Danilo Mariano (teclados)

Arranjos: Sammy Barros e Danilo Mariano

Produção: Sammy Barros

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco