Toda maratona começa com um primeiro passo – Rodando o Brasil Online

Comunicação IUPV - 08/07/2021 13:26

Em 28 de junho de 2021 foi ao ar a sétima e última videoaula da segunda temporada do Rodando o Brasil Online, projeto realizado pela Vertex Pharmaceuticals em parceria com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

Com a temática Toda maratona começa com um primeiro passo, a transmissão contou com a participação do coordenador da Equipe de Fibra, diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Unidos pela Vida e pai de um adolescente diagnosticado com fibrose cística, Cristiano Silveira, e da fundadora e diretora executiva do Instituto, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira.

Durante a videoaula os participantes debateram sobre a importância da prática regular de atividades físicas no tratamento da fibrose cística e relembraram a criação da Equipe de Fibra, projeto que faz parte do Programa de Incentivo à Atividade Física do Unidos pela Vida e que completa 10 anos em 2021, como relembra Verônica.

“Nesta primeira década de atuação conquistamos resultados incríveis com este time. O objetivo da Equipe de Fibra é inspirar pessoas com fibrose cística e familiares a praticarem exercícios físicos e ressaltar os impactos positivos que essa atividade traz para a saúde de todos nós, mas é preciso que cada pessoa faça isso com responsabilidade, busque ajuda de um profissional da área ou da própria equipe médica do Centro de Tratamento para fazer uma avaliação e entender qual a melhor maneira de começar e inserir o esporte no dia a dia.”

Cristiano foi o idealizador da Equipe de Fibra e relembrou que a ideia do projeto surgiu quando percebeu que a melhor forma de incentivar seu filho com fibrose cística a praticar esportes de maneira regular seria fazendo parte desta transformação de hábitos ao lado dele e de toda a família.

“Cheguei a conclusão que ser um exemplo positivo poderia fazer toda a diferença. Decidimos ampliar essa ação e transformá-la em um projeto que inspira pessoas com fibrose cística e familiares de todo o Brasil e até em outros países. Felizmente esse sonho deu certo, e o que começou como um grupo de corrida agora é um grande movimento com atletas de todo o país e que praticam diversas modalidades, como natação, ciclismo, crossfit e musculação. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais nossas ações e reforçar sempre a importância da prática de exercícios físicos na vida de quem tem fibrose cística e de todos nós.”

A transmissão também contou com o depoimento de integrantes da Equipe de Fibra: Andressa Suellen Batistão, diagnosticada com fibrose cística e transplantada pulmonar; Silvia Azambuja, mãe de um menino com fibrose cística; Marcus Rosa, pai de uma menina que também tem a doença; e Leonardo Napeloso, diagnosticado com fibrose cística. 

Além disso, também foi realizado o pré-lançamento do Desafio Volta ao Mundo pela Fibrose Cística, que será divulgado em breve em todos os canais de comunicação do Instituto. Clique no link abaixo para saber mais sobre o projeto e siga nos acompanhando para não perder nenhuma atualização. 

Todas as videoaulas da primeira e da segunda temporada do Rodando o Brasil Online estão disponíveis no canal no YouTube do Unidos pela Vida. Clique aqui para conferir. Em breve divulgaremos todos os resultados desta nova edição. Fique ligado!

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco