Menina do Reino Unido com Fibrose Cística é pioneira no tratamento com o uso de células-tronco

Instituto Unidos pela Vida - 11/02/2015 14:45

roisin kelleherRoisin Kelleher-O’Callaghan, britânica de 20 anos e diagnosticada com Fibrose Cística, ouviu dizer que a única esperança para o seu estado de saúde seria um transplante de pulmão. Com grandes dificuldades para respirar, Roisin tinha que usar um tubo de oxigênio e também precisava de ajuda para caminhar, já que só conseguia dar alguns passos sozinha.

Sua mãe, Anntoinette de 49 anos, descobriu através de uma pesquisa que um novo tratamento para Fibrose Cística estava sendo testado na República Dominicana, mas que ainda aguardava aprovação para começar a ser utilizado Reino Unido.

Através de doações e apoio dos familiares, em apenas três meses a família conseguiu juntar a quantia de €55.000, valor necessário para o tratamento realizado na República Dominicana, onde Roisin recebeu as células-tronco da medula óssea de sua mãe.

De volta à Inglaterra, Roisin comentou: “Já consigo perceber algumas melhoras. É incrível”. Anntoinette também comentou do progresso: “Antes ela dormia 20 horas por dia, e agora ela consegue se levantar e até mesmo sair um pouco de casa”.

De acordo com Roisin, levará cerca de seis semanas para que ela possa perceber os resultados completos do tratamento, apesar de já ter notado melhoras. “Subir as escadas ainda é difícil mas agora levo menos tempo para recuperar o fôlego. Meus batimentos cardíacos também estão normalizando. É simplesmente incrível.” disse Roisin.

O tratamento com o uso de células-tronco tem como objetivo a cicatrização dos tecidos pulmonares. O procedimento consiste em misturar as células saudáveis contidas na medula óssea do paciente com as células de um parente que não tenha Fibrose Cística, contudo que seja portador do gene da doença.

Apesar dos seus problemas de saúde, Roisin tem uma vaga garantida numa universidade para cursar Psicologia, a qual ela espera começar em Setembro.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Texto original, aqui.

Traduzido por Leandro Martins: Graduado em Recursos Humanos pela Faculdade Tecnológica OPET, é voluntário de Relações Internacionais no Instituto Unidos pela Vida, também colaborando com a tradução de textos técnicos para publicação em nosso site.

 

Fale conosco