Dra Miriam Figueira | Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 06/07/2021 17:28

Biomédica com mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dra Miriam Figueira tem fibrose cística e participará do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística como palestrante do painel Inovações científicas ao redor do mundo para futuros tratamentos da Fibrose Cística. Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 para conferir a programação completa e se inscrever.

Além da Dra Miriam, Madalena Pinto, bioquímica e doutoranda na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e o diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Cristiano Silveira, também participarão do painel. Confira abaixo a entrevista que fizemos com a Dra Miriam sobre suas expectativas para o evento.

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua vida desde então?

Meu primeiro contato com a fibrose cística foi com meu próprio diagnóstico, aos 13 anos de idade. Na época eu não sabia, mas essa nova vivência tão intensa de um diagnóstico tardio acabou influenciando totalmente a minha escolha profissional de ser pesquisadora científica da minha própria doença. Hoje eu trabalho com os moduladores da fibrose cística e pesquiso como eles ajudam a melhorar a vida das pessoas com a doença elegíveis ao tratamento específico.

O que as pessoas podem esperar da sua participação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística?

Vou falar sobre os novos medicamentos desenvolvidos para o tratamento da fibrose cística, como os moduladores, que já estão disponíveis em outros países. Também vou compartilhar os resultados alcançados pelas pessoas que estão utilizando essas novas drogas e abordar outras terapias que já estão em desenvolvimento, como a com RNAm. Acredito que será muito interessante e importante para mantermos a esperança e seguirmos de olho nas inovações que estão chegando para o tratamento da fibrose cística.

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

Para mim essa temática é extremamente importante porque a Ciência, as políticas públicas e o protagonismo estão totalmente interligados e caminham juntos. Nós precisamos ter protagonismo para atuar nas políticas públicas e melhorar o acesso aos novos tratamentos para a fibrose cística. Tudo está em conjunto e entendermos melhor a parte científica de um tratamento ajuda na adesão e na capacidade de atuarmos com mais força por nossos direitos.

Não fique de fora!

O 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é uma realização do Instituto Unidos pela Vida e conta com patrocínio de Omron e Abbott e chancela da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose. Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 e inscreva-se!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco