Dra Mônica Firmida – Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 19/07/2021 16:51

O 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística acontece nos dias 6 e 7 de agosto e já está com inscrições abertas em eventos.congresse.me/simposiofc2021. Dra Mônica Firmida, pneumologista pediátrica, professora de Pneumologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do centro de tratamento para adultos com fibrose cística do Rio de Janeiro, estará no painel Autocuidado e empoderamento do paciente.

Conversamos com ela sobre as expectativas para o painel, que também terá  a participação da educadora física diagnosticada com fibrose cística Mariella Bortoluzzi e mediação da bióloga, mestre e doutora em Educação com pós-doutorado em Bioética pela Fiocruz, professora da Universidade Federal Fluminense, diretora geral do Unidos pela Vida e mãe de um adolescente com fibrose cística, Dra Marise Basso Amaral. Confira:

Como foi seu primeiro contato com a fibrose cística e como isso impactou sua vida profissional?

Foi no meu terceiro ano da faculdade que atendi a primeira pessoa com fibrose cística, paciente que me marcou muito e para quem dediquei minha dissertação de Mestrado. Quando fiz minha residência médica acabei passando pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF), lugar onde meu interesse pela fibrose cística aumentou, principalmente por conta da atenção que eu via a Dra. Laurinda, chefe do serviço na época, dedicando para as pessoas diagnosticadas com a doença. Desde esse momento o meu envolvimento com elas foi aumentando e, quase sempre, quando precisavam ficar internadas, era eu quem cuidava.

O que as pessoas podem esperar da sua participação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística? Compartilhe conosco um pouco sobre o que vai trazer durante a sua apresentação. 

Um dos grandes desafios de quem tem fibrose cística é o tratamento, que é trabalhoso, ocupa grande parte do dia, e que acaba sendo o grande desafio das equipes também, que precisam promover a adesão ao tratamento, fator tão importante para o bem estar de quem tem a doença. Vamos conversar sobre isso, abordando o empoderamento da pessoa com fibrose cística e a importância da autonomia para o seu autocuidado. É importante que a gente consiga estabelecer uma relação de muita troca e entendimento da realidade de cada um entre profissionais da saúde e quem tem fibrose cística, para que a inserção do tratamento no cotidiano da pessoa seja feito da melhor forma possível.

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

A fibrose cística ainda é desconhecida por muita gente. Cada um de nós, seja profissional da saúde, familiar ou pessoa com a doença, queremos que todos vivam mais e melhor e isso envolve vários detalhes, que vão desde o conhecimento sobre a patologia até a luta pelas políticas públicas, pela manutenção da saúde e fornecimento das condições para o cuidado adequado. E para isso, o protagonismo de todas as linhas de cuidado é fundamental. Temos muito a avançar e essa luta é de todos nós, precisamos estar juntos e pensando em um futuro melhor. Quando olhamos para trás é fácil entender o que significa a importância dessa união, do quanto já se avançou, embora a gente ainda tenha muita coisa para construir juntos.

Inscreva-se!

O 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é uma realização do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, com patrocínio de Omron e Abbott. Podem se inscrever pessoas diagnosticadas com a doença, familiares, membros de associações, profissionais da saúde, estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema.

Os inscritos que assistirem a 70% do evento terão direito a um certificado de 20 horas. Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 e garanta a sua vaga neste evento único no país. Em caso de dúvidas ou dificuldades no momento da inscrição, entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br. 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco