Movimente-se! Praticar exercícios físicos ajuda no tratamento da Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 04/07/2018 09:49

A prática regular de atividades físicas, aliada a uma boa nutrição e alimentação, tem um papel fundamental no tratamento de quem tem Fibrose Cística (FC). Exercitar-se ajuda na melhora da função pulmonar e eleva o ganho de força e resistência, além de auxiliar na desobstrução das vias aéreas e na prevenção da perda de massa óssea.
Levar um estilo de vida saudável, além de todos esses benefícios, aumenta sua disposição e contribui para que você se torne uma pessoa mais ativa. E é por isso que inúmeras pessoas com FC optam por praticar diversos tipos de atividades físicas, como corrida, caminhada e musculação.
É importante destacar que diversos tipos de exercícios físicos fazem com que o corpo perca muita energia. Por isso, antes de escolher a modalidade que você prefere, o ideal é que se faça uma avaliação em relação a quantidade de calorias que serão queimadas durante a atividade e garanta que elas serão repostas após o treino, além da hidratação!
Para fortalecer os pulmões e o coração, as atividades aeróbicas, como corrida e caminhada, são muito recomendadas para pacientes com FC, pois fazem o coração bater mais rápido e mais forte que o normal, aumentando sua resistência e a dos pulmões também. Além disso, os exercícios realizados com pesos, como a musculação, também ajudam no fortalecimento dos ossos e dos músculos.
E para as crianças?
As crianças com FC, assim como os adultos, também podem e devem realizar muita atividade física para ajudar no tratamento da doença. Porém, no caso dos pequenos, os exercícios são diferentes.
Por possuírem uma taxa de crescimento estável, a capacidade de aprender habilidades esportivas das crianças é excelente. Até os 11 anos, o exercício físico mais indicado é brincar e se divertir.
Geralmente as crianças brincam de maneira anaeróbica, correndo com velocidade, realizando movimentos explosivos e optando por pequenos períodos de descanso para se recuperar e logo voltar a se exercitar. Pesquisas realizadas por investigadores do Hospital Sick Children, de Toronto, revelaram que quanto maior é a atividade física desenvolvida por uma criança, mais lenta será a taxa de deterioração da função pulmonar.
Tem dúvidas sobre qual atividade física realizar? Não sabe com qual se identifica mais? A partir de agora, o Instituto Unidos Pela Vida falará todo mês sobre uma modalidade esportiva específica e buscará identificar os benefícios que cada uma delas pode trazer para a sua saúde.
E se você pratica atividade física e tem FC, ou é amigo e familiar de alguém que tem a doença, entre em contato conosco no e-mail kamila@unidospelavida.org.br!
Vamos adorar ouvir a sua história e compartilhá-la com as pessoas que querem começar a se exercitar!
Referências:
http://clinicafq-ceprep.blogspot.com/2012/05/ejercicio-en-ninos-y-ninas-con-fibrosis.html?m=1
https://www.chef4cf.com/nutrition-guide/exercise.html
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco