Nos vemos em Salta! Atletas brasileiros se preparam para os IX Jogos Latino-americanos para Transplantados

Comunicação IUPV - 04/10/2018 15:32

Pela primeira vez, a Equipe de Fibra, um dos projetos do Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, integrará o Time Brasil de Atletas Transplantados. A edição deste ano acontecerá em Salta, na Argentina, entre 30 de outubro e 4 de novembro de 2018.
Estima-se que a competição receberá cerca de 400 atletas transplantados de diversos países, como Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México, Paraguai e Uruguai, além de contar com um convidado especial, a Associação de Esporte e Transplante da Espanha, enriquecendo ainda mais a competição.
Os atletas que participarão dos IX Jogos Latino-americanos em Salta poderão escolher competir entre várias modalidades, como atletismo, natação, tênis, ciclismo, tênis de mesa, vôlei, golfe, boliche, triathlon virtual, badminton, petanque e squash. Além do incentivo à prática esportiva, a participação nos jogos é fundamental na conscientização sobre a importância da doação de órgãos e sangue no mundo todo.
Equipe de Fibra presente!
De acordo com o coordenador da Equipe de Fibra, Cristiano Silveira, o projeto de levar atletas com Fibrose Cística transplantados para os jogos começou há um ano, quando os convocou para participar.
“Amadurecemos a ideia, compartilhamos treinos e procuramos outros possíveis atletas de fibra. Com o time formado, cada um foi intensificando seus treinos e participando de provas em suas cidades. Após avaliar as modalidades disponíveis e a experiência de cada um, decidimos que todos fariam atletismo disputando diferentes distâncias na corrida”, afirmou Cristiano.
A Equipe de Fibra conta com a Andressa Batistão (SP), com o Gabriel Ciochetta (PR)  e com o Alan Philippsen (SC). O Alan participará das provas de velocidade (100, 200 e revezamento 4x100m) e os demais nas prova de longa distância de 5.000 metros.
Os atletas da Equipe de Fibra integrarão o Time Brasil de Atletas Transplantados com 20 brasileiros transplantados de medula óssea, rim, fígado e pulmão. “A Associação Brasileira de Transplantados (ABTX) está apoiando a iniciativa e pretendemos estreitar essa parceria para repetir essa iniciativa outras vezes e quem sabe sonhar com a participação em uma etapa mundial dos jogos”, afirmou Cristiano.
O coordenador da Equipe de Fibra ainda ressaltou a participação do Unidos pela Vida na organização e captação de recursos para a realização do projeto. “O Instituto conseguiu dois grandes parceiros: as empresas Jotabasso e Qualyprint. Com isso, conseguimos pela primeira vez na história dos jogos para transplantados ter pessoas com Fibrose Cística do Brasil participando e ainda ajudando o país a alcançar uma outra marca: o maior Time Brasil de Atletas Transplantados nos Jogos”, lembrou Cristiano.
Conhecendo os atletas
A Andressa Batistão é uma das atletas que representará a Equipe de Fibra nos jogos e afirmou que intensificou os treinamentos desde que o convite foi feito e ela aceitou participar da competição.
“Sempre treinei musculação sem compromisso, mas quando fui convidada para os jogos de Salta intensifiquei os treinos para corrida. Já faz 4 meses que comecei a treinar mais forte. Quero estar preparada para a competição da melhor maneira possível”, disse Andressa.
A partir da próxima semana, postaremos em nosso site e mídias sociais um perfil de cada um dos atletas que representarão a Equipe de Fibra nos IX Jogos Latino-americanos para Transplantados. Acompanhe o Instituto em nossas redes sociais e não perca!
Por Kamila Vintureli
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco