Onde posso realizar o teste do suor para o diagnóstico da fibrose cística?

Comunicação IUPV - 19/04/2022 09:28

A fibrose cística é uma doença genética rara e ainda sem cura, que causa sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, diarreia, pólipos nasais, suor mais salgado que o normal e dificuldade para ganhar peso e estatura. Sua triagem começa logo nos primeiros dias de vida do bebê, com a realização do Teste do Pezinho, e a confirmação do diagnóstico pode ser feita por meio do Teste do Suor ou exames genéticos.

Simples, indolor e não invasivo, o Teste do Suor é considerado como o  exame padrão ouro para o diagnóstico da fibrose cística e pode ser feito em qualquer fase da vida por meio do estímulo do suor da pessoa examinada e uma análise de condutividade.

A realização do Teste do Suor deve ser indicada por um profissional da saúde para pessoas que apresentam os sintomas característicos da doença, para indivíduos que tenham histórico familiar de fibrose cística e também para recém-nascidos que tiveram resultado alterado para a patologia no Teste do Pezinho.  

Locais para diagnóstico

Existem diversos hospitais, laboratórios e clínicas espalhados pelo Brasil que realizam o Teste do Suor. Basta clicar aqui e conferir o local mais próximo de você para o agendamento do exame. Caso precise de auxílio, clique aqui para localizar a associação de assistência à fibrose cística da sua região – entidade que poderá ajudar nesta busca pelo diagnóstico -, ou entre em contato com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br ou telefone (41) 99636-9493.

Os valores de referência do Teste do Suor podem variar de laboratório para laboratório, porém, na maioria dos locais, o resultado entre 40 e 60 mmol/l é considerado limítrofe, devendo ser repetido em todos os casos e, quando possível, somado a outros métodos diagnósticos auxiliares, como os exames genéticos. Com dois resultados de valores iguais ou acima de 60 mmol/l é possível confirmar o diagnóstico para fibrose cística.

Importante: como dito anteriormente, o Teste do Suor deve ser feito duas vezes para confirmar ou descartar o diagnóstico para a fibrose cística e a interpretação dos resultados deve ser realizada por um profissional da saúde para a sua segurança e do seu familiar. Em caso de dúvidas, fale com o seu médico.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco