Inovações científicas para o tratamento da doença serão tema de painel do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 23/07/2021 11:40

Quais são as principais inovações científicas ao redor do mundo para o tratamento da fibrose cística? Quais as principais barreiras enfrentadas para acessá-las no Brasil e em outros países? O painel Inovações científicas ao redor do mundo para futuros tratamentos da Fibrose Cística do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística trará as respostas para essas e outras dúvidas relacionadas ao tema.

Participarão do painel a biomédica com mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diagnosticada com fibrose cística Dra Miriam Figueira e a bioquímica e doutoranda na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Madalena Pinto. A mediação será realizada pelo biólogo, diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Unidos pela Vida e pai de um adolescente diagnosticado com a doença, Cristiano Silveira.

Atualmente Dra Miriam Figueira faz pós-doutorado na University of North Carolina (EUA), pesquisando como os moduladores do CFTR e a terapia com RNAm afetam as propriedades do muco em células pulmonares de pessoas com fibrose cística. Ela afirma que, durante o painel, irá compartilhar mais informações sobre os novos medicamentos desenvolvidos para o tratamento da patologia.

“Também vou trazer os resultados alcançados pelas pessoas que estão utilizando essas novas drogas e abordar outras terapias que já estão em desenvolvimento, como a com RNAm. Acredito que será muito interessante e importante para mantermos a esperança e seguirmos de olho nas inovações que estão chegando para o tratamento da fibrose cística.”

Você pode conferir a programação completa e garantir a sua vaga no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística acessando eventos.congresse.me/simposiofc2021. O evento é uma realização do Instituto Unidos pela Vida e conta com patrocínio de Omron e Abbott e chancela da Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco