Debate sobre autocuidado e empoderamento do paciente marcará último painel do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 27/07/2021 11:49

O último painel do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística terá como tema Autocuidado e empoderamento do paciente e abordará os desafios e as conquistas de todos os envolvidos na linha do cuidado de quem tem fibrose cística no processo de construção de relações mais participativas e produtivas.

Estarão no painel a educadora física Mariella Bortoluzzi e a pneumologista pediátrica Dra Mônica Firmida. A mediação ficará por conta da bióloga, diretora geral do Instituto Unidos pela Vida e professora da Universidade Federal Fluminense, Dra Marise Basso Amaral.

Dra Marise é mãe de um adolescente diagnosticado com fibrose cística e afirma que o painel abordará desafios que todos vivem para cuidar da saúde, independente de ter ou não a doença. “Vamos refletir juntos sobre as possibilidades e limites no que se refere ao autocuidado no tratamento, a possibilidade de protagonismo dos indivíduos diagnosticados com fibrose cística na organização das suas rotinas, no estabelecimento do que funciona melhor, pensando principalmente na questão da fase adulta”.

Você pode se inscrever no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística acessando eventos.congresse.me/simposiofc2021. Neste endereço também encontra a programação completa do evento.

O simpósio é uma realização do Instituto Unidos pela Vida e conta com patrocínio de Omron e Abbott e chancela da Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco