Palestra Marcos Marini – RJ – Secreto Fiqui

Instituto Unidos pela Vida - 16/07/2012 14:31

Marcos Marini é um atleta de Fibra! Mora em Buenos Aires e corre diversas maratonas em prol da sua saúde (ele tem FC também!) e da divulgação da doença. Este no Rio de Janeiro dia 07 de Julho para falar sobre a FC e a Atividade Física. O Coordenador Nacional da Equipe de Fibra, Sr Cristiano Silveira, também falou sobre a importância da atividade física na FC. E você, faz alguma atividade física?
Leia abaixo o depoimento do Marcos Marini!
“Não coube dentro da mala todo o carinho que recebi no Rio de Janeiro”
Minha estadia no Rio de Janeiro
O que me importa na vida é transcender e fazer a diferença. A possibilidade de estar no Rio de Janeiro foi um dos encontros mais emocionantes que a fibrose cística me proporcionou, essa doença que eu tenho e que me leva a conhecer os corações das pessoas todos os dias. Não coube na mala tanto amor que recebi no Brasil. Às vezes eu acho que sou a pessoa que mais deve amor ao mundo.
Quando eu começo a pensar no lugar onde eu nasci e nos lugares que eu conheci correndo, isso me leva a pensar que eu estou tendo uma vida plena. Eu encontrei prazer e amo o que faço. Quando Antonietti Leandro me propôs desenvolver o www.secretofiqui.comele criou uma comunicação permanente com o mundo. Ele foi o criador de tudo que veio a seguir.
Por que correr?
Eu comecei a correr para tentar sobreviver e hoje vivo para treinar e me manter correndo e competindo. Desde cedo gosto de colocar minha vida em movimento. É por isso que eu não posso imaginar um dia em minha vida sem fazer esportes.
Meus professores da vida
Na vida tive o privilégio de conhecer grandes professores e Cristiano Silveira foi uma dessas pessoas que despertaram em mim respeito e admiração. Então nós decidimos que o esporte é o esteio para que os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida. A Meia Maratona do Rio foi a nossa primeira corrida juntos e em setembro, correremos aqui em Buenos Aires outros 21Km.
Quando é que é divertido ter CF?
A fibrose cística é mais divertida quando estou correndo. E nada melhor do que fazer isso pelas ruas do Rio de Janeiro. O esporte me deu forças para vencer e hoje me sinto obrigado a devolver alguma coisa de tudo o que eu aprendi. Em minhas palestras procuro mostrar experiências específicas para que muitos percebam que o esporte é primordial em uma doença crônica grave. A minha mensagem é de uma FC mais alegre e mais divertida.
Meus próximos desafios
Terei um ano cheio de desafios. O mais bonito será poder atravessar a Argentina caminhando, correndo e pedalando a partir de janeiro de 2013. Eu vou com a mentalidade de um gladiador que combate por sua própria vida. E eu vou fazer com isso com a bandeira da fibrose cística e o amor e o apoio de muitos, já que sozinho não se faz nada.
Agradecimentos
A todas as redes que não permitiram que eu caisse. As experiências compartilhadas com as pessoas da ACAM e da Equipe de Fibra foram o início de um longo caminho que continuaremos a percorrer juntos. Mais do que nunca, Argentina e Brasil juntos por uma causa justa e valiosa.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco