Carolina de Azevedo Pedrosa Cunha – Conheça os palestrantes do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 12/11/2020 09:05

Nutricionista do Ambulatório Multidisciplinar de Fibrose Cística do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, Carolina de Azevedo Pedrosa Cunha estará na mesa Nutrição e atualidades na questão gastrointestinal e abordagem ao diabetes, no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística. 

Também farão parte da mesa a gastropediatra Dra. Mônica Taulois, e Débora Ferreira, jornalista e mãe de uma criança diagnosticada com fibrose cística. O evento acontece nos dias 20 e 21 de novembro. Garanta sua vaga em: www.congresse.me/eventos/simposiofc2020.

Conversamos com Carolina sobre as expectativas para o evento:

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua vida desde então?

Na minha época de graduação eu nunca tinha ouvido falar sobre o tema. Pouco tempo após minha formatura, fui para a Unicamp fazer um mestrado na área de saúde da criança e foi aí que tive meu primeiro contato com pessoas diagnosticadas com fibrose cística. De imediato criei um laço e carinho muito grande pela comunidade e um interesse cada vez maior por estudar e atuar com a patologia. Nessa época eu pude perceber o quão importante é a presença do nutricionista na equipe multiprofissional de tratamento para a fibrose cística. Nossa atuação é fundamental para ajudar as pessoas com a doença a terem um melhor prognóstico e a recuperarem seus estados nutricionais. Quando retornei para Brasília, busquei uma oportunidade para trabalhar no centro de referência daqui e dar continuidade ao trabalho que iniciei na Unicamp. Há muitos anos atuo como nutricionista no Ambulatório Multidisciplinar de Fibrose Cística do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, sou muito grata pela oportunidade.

Conte um pouco sobre o que as pessoas podem esperar da sua participação no simpósio.

Vou compartilhar quais são as orientações nutricionais específicas para as pessoas com fibrose cística, além de apresentar o que temos de atualizações com relação à alimentação e nutrição neste cenário. Também estarei disponível para responder aos questionamentos que os participantes do evento tiverem em relação a esses temas.

O simpósio estará aberto para a participação de toda a comunidade da fibrose cística do país, desde pacientes e familiares até profissionais da saúde e estudantes. Na sua opinião, qual a importância dessa pluralidade de público?

Achei interessante a proposta do simpósio em trazer a participação não só dos estudantes e profissionais da saúde, mas também das pessoas com fibrose cística e familiares. Acredito que essa interação vai promover uma reflexão e um aprendizado amplo, e ao valorizarmos a presença deste público em nosso evento, futuramente teremos uma melhora na adesão ao tratamento da fibrose cística.

Participe do evento!

O 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é um evento 100% online, voltado a todos os interessados no tema. Uma realização do Instituto Unidos pela Vida, conta com o apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram), e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso. 

Com a temática “Conquistas, desafios e perspectivas”, o simpósio trará um panorama sobre a realidade da fibrose cística no Brasil nos últimos 10 anos, com mesas e painéis que promoverão reflexões sobre o passado, a atual realidade da doença no país e as perspectivas de avanços para o futuro. Acesse www.congresse.me/eventos/simposiofc2020 para ver a programação completa e se inscrever.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco