Dra. Iris Alexandra Lopes da Silva – Conheça os palestrantes do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 15/11/2020 09:19

O último painel do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, com a temática Para onde vamos: a era da alta tecnologia para o tratamento da fibrose cística, contará com a participação da biomédica Dra. Iris Alexandra Lopes da Silva, da bióloga Dra. Patricia Shigunov e do biomédico e investigador Júnior na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Dr. Miquéias Lopes-Pacheco..

Conversamos com a Dra. Iris sobre suas expectativas para o evento:

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua atuação profissional desde então?

Aconteceu quando iniciei o meu pós-doutorado, ao lado da professora Dra. Margarida Amaral. Antes disso eu nunca tinha ouvido falar sobre a fibrose cística, mas poder trabalhar diretamente com as pessoas diagnosticadas com a doença e usar minha pesquisa para melhorar suas vidas foi algo muito gratificante desde o início.

Conte um pouco sobre o que as pessoas podem esperar da sua participação no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística.

Eu sou especializada em modelos celulares derivados de amostras que chegam diretamente dos pacientes e trabalho no estudo de terapias personalizadas para cada indivíduo. Neste sentido, uso células de uma pessoa com fibrose cística e faço uma previsão sobre como os medicamentos que já estão disponíveis no mercado e também os que ainda estão em desenvolvimento poderão melhorar a parte clínica dessa pessoa, tentando encontrar o melhor tratamento de uma maneira personalizada. Falarei sobre tudo isso no simpósio.

O simpósio estará aberto para a participação de toda a comunidade da fibrose cística do país, desde pacientes e familiares até profissionais da saúde e estudantes. Na sua opinião, qual a importância dessa pluralidade de público?

Essa pluralidade de públicos no simpósio é de enorme importância, visto que com ela criamos uma grande equipe, em que todos recebem os pontos de vista e informações de vários atores. As pessoas com fibrose cística, familiares e profissionais ficam sabendo o que os pesquisadores estão fazendo para caracterizar melhor as diferentes mutações com o objetivo de avaliar com mais eficácia vários aspectos da doença e  desenvolver melhores terapias para tratá-la. Por outro lado, os pesquisadores têm a oportunidade de perceber que suas amostras não são algo abstrato, e que na verdade refletem pessoas que enfrentam e vencem vários obstáculos todos os dias. Isso muda completamente nossa visão das coisas e a nossa motivação no laboratório. A informação é uma ferramenta muito forte, independente da situação e, com esse tipo de evento, todos os atores envolvidos no cenário da fibrose cística poderão ter atualizações sobre a doença.

Garanta a sua vaga!

O 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é um evento 100% online e voltado a todos os interessados no tema. É uma realização do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, conta com o apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram), e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso. Com a temática “Conquistas, desafios e perspectivas”, o simpósio trará um panorama sobre a realidade da fibrose cística no Brasil nos últimos 10 anos, com mesas e painéis que promoverão reflexões sobre o passado, a atual realidade da doença no país e as perspectivas de avanços para o futuro. Acesse www.congresse.me/eventos/simposiofc2020 para garantir a sua vaga.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco