Dr. Jefferson Veronezi – Conheça os palestrantes do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 11/11/2020 09:49

Dr. Jefferson Veronezi é fisioterapeuta e integrará a mesa Fisioterapia e exercício físico: aliados perfeitos no tratamento no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística. Também participarão do debate Cláudia Cometti, diagnosticada com fibrose cística e mãe de uma criança que também tem a doença, e Gabriela Correia, fisioterapeuta, presidente da Associação Sergipana de Fibrose Cística (Inspira) e mãe de dois adolescentes diagnosticados com fibrose cística.

O simpósio acontece nos dias 20 e 21 de novembro, será 100% online e está com as inscrições abertas em ww.congresse.me/eventos/simposiofc2020. Basta acessar para conferir a programação completa e garantir a sua vaga neste evento inédito feito para toda a comunidade da fibrose cística do Brasil.

Conversamos com o Dr. Jefferson para saber sobre sua participação no evento. Confira a entrevista:

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua vida desde então?

Eu comecei a trabalhar com fibrose cística em 1997. Naquela época eu tinha pouca experiência profissional e pouco conhecimento sobre a doença. Lembro que logo no início eu atendi uma pessoa com fibrose cística em um estado grave e imaginei que não seria uma tarefa fácil. Mas eu não desisti, estudei bastante e se hoje eu sou alguém na área eu devo à minha inserção no cenário da doença, à convivência com todos os profissionais e ao envolvimento diário com todas as pessoas que atendi.

Conte um pouco sobre o que as pessoas podem esperar da sua participação no simpósio.

Pretendo trazer minha experiência pessoal de todos esses anos trabalhando com pessoas diagnosticadas com fibrose cística e um relato sobre o estágio internacional que fiz na Suécia, onde fiquei 15 dias em um centro de fibrose cística e acompanhei mais de 30 atendimentos. Além disso, também compartilharei atualizações da literatura referentes ao tema da mesa.

O simpósio estará aberto para a participação de toda a comunidade da fibrose cística do país, desde pacientes e familiares até profissionais da saúde e estudantes. Na sua opinião, qual a importância dessa pluralidade de público?

Com essa pluralidade de público, o simpósio será uma forma de alinharmos a discussão sobre a importância desses três pilares do tratamento para a fibrose cística: a fisioterapia, a atividade física e a nutrição. Será um momento importante para reiterar esses três aspectos, pois a pessoa com a doença tende a desanimar e às vezes até a desistir do tratamento, e cabe a nós trazê-la de volta, pois sabemos da importância da adesão na vida do paciente.

Participe!

O 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é uma realização do Instituto Unidos pela Vida, conta com o apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram), e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso. 

O evento trará um panorama sobre a realidade da fibrose cística no Brasil nos últimos 10 anos, com mesas e painéis que promoverão reflexões sobre o passado, a atual realidade da doença no país e as perspectivas de avanços para o futuro. Acesse www.congresse.me/eventos/simposiofc2020 para saber a programação completa e se inscrever.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco