Dra. Marise Basso Amaral – Conheça os palestrantes do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 12/11/2020 07:38

Dra. Marise Basso Amaral é vice-diretora do Instituto Unidos pela Vida, Doutora em Educação e mãe de um adolescente diagnosticado com fibrose cística. Ela integrará o painel Os desafios vividos na realidade: saúde mental e outras complexidades no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, que acontece nos dias 20 e 21 de novembro. As inscrições para o evento já estão abertas em congresse.me/eventos/simposiofc2020.

Também farão parte deste painel a psicóloga Dra. Sandra Pereira Impagliazzo e a pneumologista pediátrica Dra. Luciana Monte. 

Conversamos com a Dra. Marise:

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua atuação profissional desde então?

Foi durante o diagnóstico para fibrose cística do meu filho, há 16 anos. Sem dúvidas foi algo que trouxe um impacto na minha vida pessoal e também profissional. Eu sou professora universitária de uma universidade pública federal, e por conta disso tive maior possibilidade de conciliar o tratamento inicial do meu filho, que demandava muito tempo, com minha carreira. Sem dúvidas isso envolveu um pequeno desinvestimento na minha atuação na área, mas conforme meu filho foi crescendo eu pude resgatar esse aspecto profissional da melhor forma.

Conte um pouco sobre o que as pessoas podem esperar da sua participação no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística.

Minha participação no simpósio trará o resultado de todo o investimento e experiência que tenho adquirido desde que recebi o diagnóstico para fibrose cística do meu filho. Ultimamente tenho me dedicado a estudar e investigar, por meio de entrevistas com pessoas com a doença e seus familiares, questões relativas a políticas públicas, jornada do paciente, complexidade de viver com uma doença rara e as várias dimensões envolvidas na luta pela incorporação de novas tecnologias. Todas essas questões serão levantadas

O simpósio estará aberto para a participação de toda a comunidade da fibrose cística do país, desde pacientes e familiares até profissionais da saúde e estudantes. Na sua opinião, qual a importância dessa pluralidade de público?

A pluralidade de público do simpósio é fundamental, mas gostaria de destacar também a pluralidade dos palestrantes. Sem dúvidas, isso também é algo marcante neste simpósio. Eu entendo que apenas coletivamente vamos conseguir construir estratégias efetivas para garantir a todas as regiões do nosso país o melhor acesso e o melhor tratamento possível para a fibrose cística. Esse desafio não pode ser enfrentado ou protagonizado por um grupo específico. Ele é coletivo e demanda que todos os envolvidos possam articular juntos estratégias de enfrentamento, e isso envolve os profissionais da saúde, pacientes, familiares, gestores e todos que estão intimamente interessados e entrelaçados com as pessoas diagnosticadas com fibrose cística.

Garanta a sua vaga!

O 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é um evento 100% online e voltado a todos os interessados no tema. É uma realização do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, conta com o apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram), e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso. 

Com a temática “Conquistas, desafios e perspectivas”, o simpósio trará um panorama sobre a realidade da fibrose cística no Brasil nos últimos 10 anos, com mesas e painéis que promoverão reflexões sobre o passado, a atual realidade da doença no país e as perspectivas de avanços para o futuro. Acesse www.congresse.me/eventos/simposiofc2020 para garantir a sua vaga.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco