Dra. Miriam Figueira – Conheça os palestrantes do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Categoria: Central de Conteúdo - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 10 de novembro de 2020

Dra. Miriam Figueira tem fibrose cística, é biomédica com mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participará do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística como palestrante e mediadora da mesa Desafios no tratamento da fibrose cística: trabalho interdisciplinar e as novas demandas da telemedicina. Clique aqui e confira o programa completo do evento.

Conversamos com ela:

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua vida desde então?

Meu primeiro contato com a fibrose cística foi com meu próprio diagnóstico, aos 13 anos de idade. Na época eu não sabia, mas essa nova vivência tão intensa de um diagnóstico tardio acabou influenciando totalmente a minha escolha profissional de ser pesquisadora científica da minha própria doença. Hoje eu trabalho com os moduladores da fibrose cística e pesquiso como eles ajudam a melhorar a vida das pessoas com a doença elegíveis ao tratamento específico.

Conte um pouco sobre o que as pessoas podem esperar da sua participação no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística.

Durante minha participação no evento vou falar sobre minha experiência como pessoa com fibrose cística que está morando nos Estados Unidos e um pouco da minha vivência como pesquisadora. Além disso vou falar sobre como é a interdisciplinaridade aqui onde estou e como está o acesso à telemedicina neste momento de pandemia.

O simpósio estará aberto para a participação de toda a comunidade da fibrose cística do país, desde pacientes e familiares até profissionais da saúde e estudantes. Na sua opinião, qual a importância dessa pluralidade de público?

Acredito que a pluralidade de participações neste simpósio é extremamente importante, já que no cenário da fibrose cística a conversa entre médicos, pesquisadores, pacientes e seus familiares é fundamental para que a gente tenha um tratamento de sucesso tanto no presente quanto no futuro. Neste sentido, o simpósio será uma excelente oportunidade para toda essa troca de conhecimento acontecer.

Não fique de fora!

O 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é uma realização do Instituto Unidos pela Vida, com o apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram) e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso. Clique aqui para conferir a programação completa do evento e garantir sua vaga.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui