Dra. Mônica Müller Taulois – Conheça os palestrantes do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Categoria: Central de Conteúdo - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 13 de novembro de 2020

A terceira mesa do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, Nutrição e atualidades na questão gastrointestinal e abordagem ao diabetes, terá como uma das palestrantes no a gastropediatra Dra. Mônica Müller Taulois, ao lado da nutricionista Carolina de Azevedo Pedrosa Cunha e de Débora Ferreira, jornalista e mãe de uma criança diagnosticada com fibrose cística.

Conversamos com Dra. Mônica sobre o que sua participação no evento: 

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua atuação profissional desde então?

Aconteceu na década de 1980, quando a minha prima recebeu o diagnóstico tardio para a doença aos três anos de idade. Na época eu estava começando a faculdade de Medicina e a notícia foi compartilhada com a família de uma maneira muito difícil. Essa situação modificou totalmente minha atuação como pediatra, me fez pesquisar mais sobre o tema e acabei fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre fibrose cística. Passei minha residência para Pediatria inteira sem ter contato com pessoas diagnosticadas com a doença, até que um dia, durante o trabalho em uma clínica no Rio de Janeiro, iniciei uma consulta com um bebê de três meses que estava muito mal de saúde. Eu olhei para a criança e na hora percebi que ela tinha fibrose cística, e assim conseguimos o diagnóstico. A partir desse momento segui com os atendimentos na área. Após 20 anos fui chamada para atuar no ambulatório para adultos e, apesar de hesitar no começo, aceitei o desafio e estou nele desde então.

Conte um pouco sobre o que as pessoas podem esperar da sua participação no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística.

Espero trazer esclarecimentos sobre a parte gastrointestinal, além de mostrar para o público que a fibrose cística é uma doença possível de ser tratada e de se obter bons resultados por meio da adesão. Também quero mostrar que é preciso ter otimismo e esperança para enfrentar as dificuldades que a doença trará. Todas elas podem ser contornadas com o conhecimento médico e muito amor dessas famílias.

O simpósio estará aberto para a participação de toda a comunidade da fibrose cística do país, desde pacientes e familiares até profissionais da saúde e estudantes. Na sua opinião, qual a importância dessa pluralidade de público?

Um simpósio aberto para todos é uma transformação, um passo para frente, algo que já acontece no mundo inteiro e que é o que existe de mais justo para todos. É uma oportunidade de se transitar entre aqueles que estudam o tema e aqueles que precisam desse conhecimento para melhorar a qualidade de vida. É um momento em que também poderemos conversar com famílias, entender suas perspectivas e ter a oportunidade de ouvi-las. Tudo isso apenas enriquece nossa atuação, diminui distâncias e possibilita que as necessidades estejam mais claras para podermos alcançar melhores resultados no enfrentamento da doença. Para mim é uma verdadeira realização ver um simpósio em que todos estarão participando, afinal, a fibrose cística é uma condição de todos: profissionais, familiares,  amigos e pessoas próximas.

Inscreva-se!

O 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é um evento online, que acontece nos dias 20 e 21 de novembro. A programação completa está disponível no site congresse.me/eventos/simposiofc2020, onde as inscrições estão abertas.

Uma realização do Instituto Unidos pela Vida, com apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram) e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui