Dra. Patrícia Shigunov – Conheça os palestrantes do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 14/11/2020 08:07

Dra. Patrícia Shigunov é bióloga e pesquisadora em Saúde Pública no Instituto Carlos Chagas (FIOCRUZ/Paraná). Ela é uma das palestrantes confirmadas no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, evento 100% online que  acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro e já está com as inscrições abertas no site congresse.me/eventos/simposiofc2020

Conversamos com a Dra. Patrícia, que estará no painel Para onde vamos: a era da alta tecnologia para o tratamento da fibrose cística, ao lado da biomédica Iris Alexandra Lopes da Silva e do biomédico e investigador júnior na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Dr. Miquéias Lopes-Pacheco. Confira a entrevista:

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua atuação profissional desde então?

A primeira vez que eu ouvi falar sobre a fibrose cística foi durante a graduação, quando cursava Biologia, mas de uma maneira muito superficial. Comecei a me aprofundar sobre a doença durante o Congresso Brasileiro de Fibrose Cística de 2017, realizado em Curitiba/PR. Durante esse evento eu tive algumas reflexões sobre como eu, da área de biologia molecular, poderia contribuir com o desenvolvimento de tratamentos para essa doença. De lá pra cá passei a trabalhar diretamente com a temática, escrevi projetos que tiveram financiamento aprovado para pesquisa e estamos agora pensando e desenvolvendo estratégias de edição genética para a correção das mutações que causam a fibrose cística.

Conte um pouco sobre o que as pessoas podem esperar da sua participação no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística.

Eu espero que durante o painel, que falará sobre a era da alta tecnologia para o tratamento da fibrose cística,  a gente consiga trazer para o público toda essa novidade no cenário da doença, como a questão da edição genética, além de compartilhar o que estamos desenvolvendo, quais as chances reais de realizarmos essa edição e os desafios que estamos enfrentando em relação a isso. Creio que a conversa será extremamente interessante e válida para todos.

O simpósio estará aberto para a participação de toda a comunidade da fibrose cística do país, desde pacientes e familiares até profissionais da saúde e estudantes. Na sua opinião, qual a importância dessa pluralidade de público?

A diversificação de público no simpósio será extremamente importante, pois além de conseguirmos realizar toda a parte de divulgação científica, conseguimos mostrar para todos o que estamos fazendo no país na área da fibrose cística. Ter a oportunidade de falar sobre as novas tecnologias, de realizar essa troca de conhecimento entre pacientes, familiares, profissionais da saúde e todos que estão envolvidos com a doença, é muito relevante. Além disso, é nosso dever se aproximar e ouvir a população e entender seus desafios. Isso permite que a gente construa saberes que podem auxiliar no tratamento da fibrose cística em um compartilhamento de informações muito válido. Estou ansiosa para ter esse contato, mesmo que online, com todos os participantes.

Não fique de fora!

O 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é uma realização do Instituto Unidos pela Vida, com o apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram) e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso. Clique aqui para conferir a programação completa do evento e garantir sua vaga.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco