Corrida e Caminhada 2020 #EUPARTICIPEI: depoimento Pamela Ullrich

Comunicação IUPV - 24/10/2020 08:06

A Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística 2020 foi uma das ações do Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística. E para homenagear todos os participantes e apoiadores deste evento, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística vai trazer uma série de relatos de pessoas que fizeram parte da ação.

Compartilhamos agora o depoimento da Pamela Ullrich. Ela tem 25 anos e foi diagnosticada com fibrose cística aos cinco anos. Pamela realizou um transplante pulmonar que mudou a sua vida em dezembro de 2016 e atualmente mora na cidade de Sinop/MT.

A prática de atividades físicas sempre fez parte da rotina da Pamela. Ela sabe da importância que os exercícios têm para a sua saúde e qualidade de vida, principalmente após o transplante. Porém, por conta da pandemia causada pela covid-19, a rotina passou a ser um pouco diferente.

“Estava realizando atividades físicas apenas em casa, no espaço que temos por aqui. Não é a mesma coisa mas é melhor do que ficar parada e, sem dúvidas, foi algo que me ajudou a enfrentar este momento difícil que estamos vivendo. Porém, quando vi a divulgação da Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística, quis muito participar e iniciei as caminhadas para treinar e voltar ao ritmo de antes. Convidei meu marido para se inscrever e ele ficou interessado, o que me deixou muito feliz pois achei que ele não ia topar fazer parte da ação”.

Pamela e seu marido optaram por fazer a caminhada de 5km e seguiram todas as medidas de segurança recomendadas para evitar qualquer tipo de contaminação durante o percurso realizado.

“Nós utilizamos máscara de proteção o tempo todo e fizemos a caminhada em um lugar que não tem muito movimento aqui em nosso bairro. Não corremos, mas o fato de ter conseguido fazer a caminhada me deixou muito feliz. Foi ótimo participar e ver meu marido animado também. Isso só prova que a atividade física é algo que, sem dúvidas, tem o poder de motivar as pessoas”, afirmou Pamela.

Além da Pamela, outras 39 pessoas com fibrose cística participaram da atividade. Deste total, contando com ela, cinco são transplantados. Pamela aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da prática de atividades físicas mesmo durante a pandemia.

“Saúde precisa estar sempre em primeiro lugar. Eu me sinto muito bem quando me exercito e fico ativa. Além disso, para mim, tem a questão psicológica envolvida. Realizar atividades físicas me ajuda a manter minha saúde mental em dia também, principalmente durante esta pandemia que não tem previsão de acabar. A Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística foi uma excelente ação para nos motivar a seguir praticando exercícios e relembrar o quão importante eles são para a nossa vida”.

O Unidos pela Vida parabeniza a Pamela, seu marido e todos que fizeram parte desta grande ação do Setembro Roxo 2020. Clicando aqui você pode conferir outros resultados da Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco