Participe da pesquisa científica do Instituto Carlos Chagas doando dente ou sangue menstrual

Comunicação IUPV - 02/08/2019 14:28

Pesquisadores do Instituto Carlos Chagas (FIOCRUZ) estão recrutando portadores de Fibrose Cística (mutação F508del) para doação de dente ou sangue menstrual para a pesquisa científica “Edição da mutação causadora da Fibrose Cística em células-tronco adultas humanas para uso em terapia gênica e celular”. 
Os interessados em participar dessa pesquisa devem entrar em contato pelo telefone (41) 2104-3231 (Jhonatan Basso) ou pelo e-mail jhonatanbassolino@gmail.com. A pesquisa é coordenada pela Pesquisadora em Saúde Pública, Patrícia Shigunov. Confira abaixo os critérios para participação:
Doadoras de sangue menstrual:
As portadoras da mutação F508del comprovados por laudo laboratorial poderão ser doadoras do sangue menstrual e devem residir em Curitiba ou região metropolitana devido a logística de entrega da amostra. Após as doadoras estarem cientes sobre o objetivo do projeto e aceitarem participar do projeto, elas receberão o termo de consentimento livre e esclarecido e um kit contendo um recipiente com solução anticoagulante, antifúngica e bactericida. Cada doadora fará a própria coleta do sangue menstrual nesse recipiente em sua residência no segundo ou terceiro dia da menstruação e entregar a amostra para a equipe da Fiocruz.
Doadores de dente:
Os portadores da mutação F508del comprovados por laudo laboratorial poderão ser doadores do dente e devem residir em Curitiba ou região metropolitana devido a logística de entrega da amostra. Os participantes receberão o termo de assentimento livre esclarecido (menores de 18 anos) ou termo de consentimento livre e esclarecido (acima de 18 anos) e uma caixa de isopor contendo um enxaguante bucal e um tubo para guardar o dente (solução anticoagulante, antifúngica e bactericida). Antes do dente ser removido, o doador deve fazer o enxague da boca e o dente pode ser retirado e guardado no frasco e entregue para a equipe da Fiocruz.
Importante: Os participantes desse projeto serão voluntários, ou seja, não receberão nenhum tipo de compensação financeira pela participação neste estudo. As amostras não serão utilizadas para nenhum fim terapêutico e não terão nenhum valor comercial.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco