Projeto da AAAM visa ampliar as informações sobre a Triagem Neonatal no Amazonas

Comunicação IUPV - 27/01/2021 07:29

Em 2019 a equipe da Associação Amazonense de Assistência à Mucoviscidose (AAAM) integrou o projeto Aliança Neonatal e iniciou a realização de ações que visam ampliar as informações sobre a importância da Triagem Neonatal entre a população e os profissionais da saúde do Amazonas.

As ações são realizadas por meio de visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas na cidade de Manaus, capital do Amazonas. De acordo com o membro da AAAM, Luiz Guilherme Souza de Carvalho, o objetivo é que o projeto se expanda também para o interior do estado.

“Tínhamos vários questionamentos em relação a execução do Programa de Triagem Neonatal aqui no Amazonas. Não sabíamos como funcionava o fluxo, como as pessoas eram orientadas em relação à realização do Teste do Pezinho, entre outros aspectos. Por isso, decidimos iniciar essas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus. Até o momento, já realizamos duas visitas técnicas em duas unidades da capital levando informações sobre a importância da Triagem Neonatal e também sobre a fibrose cística. A ideia é disseminar esses conteúdos para os profissionais da saúde e também para as pessoas que frequentam esses locais”, afirmou Luiz.

Por conta da pandemia da Covid-19, as visitas técnicas foram paralisadas, mas o objetivo da AAAM é que o projeto seja retomado assim que possível.

“Queremos levar essas informações para o interior do Amazonas também, para as cidades menores, divulgando a fibrose cística e também fazendo uma busca ativa das pessoas diagnosticadas com a doença em nossa região. A ideia é fazer o acolhimento e dar todo o suporte necessário para que essas pessoas e suas famílias tenham acesso aos seus direitos, principalmente em relação ao tratamento para a patologia”.

Além das ações nas UBS, a equipe da AAAM também pretende lançar um novo projeto de divulgação da Triagem Neonatal e da fibrose cística nas escolas de Manaus, levando mais informações sobre esse tema para os jovens da região.

“Este também foi um projeto paralisado por conta da pandemia, já que as escolas ainda não retornaram suas atividades. Mas a ideia é também fazer um trabalho de divulgação com esse público. A equipe da AAAM e os profissionais que atuam no atendimento das pessoas com fibrose cística do estado seguem participando de eventos presenciais e online sobre fibrose cística e Triagem Neonatal com o objetivo de, cada dia mais, se atualizar sobre esses temas para transmitir esse conhecimento da melhor maneira possível para a população da nossa região. Vamos seguir com esse trabalho de divulgação e acolhendo as pessoas com fibrose cística e suas famílias. Queremos que todos saibam que podem contar conosco”, finalizou Luiz.

Precisa entrar em contato com a AAAM? Então confira as informações de contato da associação!

Endereço da sede: Rua Itapiranga, nº 53, bairro Tancredo Neves, Manaus/AM – CEP: 69087-540

Telefone: (92)99444-2083 | (92)99366-9155

E-mail: britokelita@gmail.com | associacaoaam@gmail.com

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco