Rafaela: uma menina de fibra!

Instituto Unidos pela Vida - 29/07/2014 16:00

RafaelaHoje vamos falar da Rafaela Santos do Nascimento, uma menina de fibra que encanta por sua alegria e força de vontade.

Rafaela teve diagnóstico para fibrose cística aos sete anos de idade. Ela teve muitas pneumonias quando bebê, mas depois melhorou. Algum tempo depois, o que fez os médicos desconfiarem da FC foi o histórico da família já que Rafaela tem um primo também com FC.

Apesar da fibrose cística, Rafaela cresceu muito saudável, sem repercussões digestivas e com muito poucas manifestações respiratórias. De uns tempos pra cá ela teve um problema incomum nas pessoas com FC. Rafaela começou a ganhar peso acima do recomendável. Foi então que recebeu da pneumologista e da nutricionista a indicação de se exercitar. Foi mais ou menos na mesma época que Rafaela tomou conhecimento, por meio de uma palestra na ACAM-RJ, da Equipe de Fibra, projeto do Instituto Unidos pela Vida que divulga os benefícios dos exercícios. De lá pra cá o interesse só aumentou e ela já participou de provas infantis e agora também de provas para adultos.

No último domingo, 27 de junho, Rafaela correu na Family Run, prova de 6Km que acontece junto com a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro.

Rafaela e a mãe saíram às cinco horas da manhã de Bangu e precisaram pegar três conduções para chegar ao local da prova no Aterro do Flamengo. No horário marcado lá estavam elas para fazer o aquecimento e começara a correr. Rafaela ainda não conseguiu completar todo o percurso correndo, mas sente que já se saiu muito melhor do que em sua primeira prova mais longa. A ideia é se dedicar mais aos treinos fazendo pelo menos 30 minutos de exercícios três ou quatro vezes por semana. Além de correr, Rafaela pratica também a natação.

Seu plano e correr uma prova de 5Km no final de agosto sem precisar caminhar. Para isso ela sabe que vai ter que se dedicar bastante, mas força de vontade ela já demostrou que tem.

Ela e sua mãe, Neiva Nascimento, nos mostram que não há limites para se buscar um sonho. “Não me contenho de tanta alegria quando vejo ela com uma medalha no peito e um sorriso no rosto”, nos conta a mãe emocionada.

Por: Cristiano Silveira – coordenador da Equipe de Fibra

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco