Rafaeli Dallabrida | Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 06/07/2021 17:23

Rafaeli Dallabrida tem fibrose cística e estará na mesa A tríade de adesão e os cinco pilares do cuidado do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, evento que acontece nos dias 6 e 7 de agosto e que está com as inscrições abertas em eventos.congresse.me/simposiofc2021.

Conversamos com ela sobre suas expectativas para a mesa, que também terá a participação da psicóloga Angelita Silva e da pneumologista pediatra do Hospital da Criança de Brasília José Alencar e professora da Universidade Católica de Brasília, Dra Luciana Monte.

Como foi seu diagnóstico para a fibrose cística e como isso impactou sua vida pessoal?

Eu recebi o diagnóstico para a fibrose cística logo nos meus primeiros dias de vida, após a triagem no Teste do Pezinho e confirmação no Teste do Suor. Este diagnóstico precoce fez com que a doença se tornasse parte da minha vida e da minha rotina, eu cresci com meus pais sempre falando sobre a fibrose cística e esclarecendo minhas dúvidas sobre o assunto. A patologia impactou a minha vida de diferentes formas, de acordo com cada fase da minha vida e até hoje, mas acredito que tudo faz parte de um processo de adaptação e de construção pessoal ao lado de todas as pessoas que fazem parte da minha vida.

O que as pessoas podem esperar da sua participação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística? Compartilhe conosco um pouco sobre o que vai trazer durante a sua apresentação. 

Eu vou trazer uma linha do tempo da minha vida, compartilhando como tudo começou, desde que meus pais receberam o meu diagnóstico, até minha idade atual, mostrando meus desafios e conquistas relacionados à doença. Também quero compartilhar como eu convivo com a fibrose cística e a importância da rede de apoio, de se ter pessoas à nossa volta. Quero mostrar que o diagnóstico não é o fim, mas sim o recomeço.

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

Acredito que quanto mais pessoas participarem do simpósio e souberem mais sobre a fibrose cística, melhor. Esse acesso à informação pode tornar a vida de quem tem a doença e das famílias mais fácil. Pensar no tema “Ciência, Política Pública e Protagonismo” é algo muito importante, principalmente para quem tem fibrose cística e faz uso dos medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto mais pessoas conhecerem a patologia, maior será o número de diagnósticos precoces em nosso país, situação que traz impactos diretos na saúde e qualidade de vida de quem tem a doença. Precisamos nos unir e lutar para que quem tem fibrose cística e seus familiares tenham acesso a todos os seus direitos e aos melhores tratamentos.

Inscreva-se!

O 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é uma realização do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística com patrocínio de Omron e Abbott. Podem se inscrever pessoas diagnosticadas com a doença, familiares, membros de associações, profissionais da saúde, estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema.

Os inscritos que assistirem a 70% do evento terão direito a um certificado de 20 horas. Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 e garanta a sua vaga neste evento único no país. Em caso de dúvidas ou dificuldades no momento da inscrição, entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco