Relatório Cystic Foundation

Instituto Unidos pela Vida - 10/02/2010 04:51

Fonte: FC News

Conforme notícias do Blog FC News, a Cystic Fibrosis Fundation disponibiliza em sua página na internet o relatório anual de 2008 onde avalia o Registro de Pacientes e a evolução da Fibrose Cística nos Estados Unidos.

Dentre os capítulos do relatório destaca-se a evolução positiva da sobrevida dos portadores de FC. A CFF conclui que devido a forte relação entre pacientes , familiares, centros de tratamento isso tem sido possível. Outro ponto destacado é a introdução do teste do pezinho nos 50 estados americanos e no Distrito de Columbia, fato esse ocorrido devido ao esforço conjunto da comunidade e da CFF. O diagnóstico precoce permite um início também precoce do tratamento, uma evolução mais lenta da doença com prevenção das complicações, melhorando não só a sobrevida como a qualidade de vida dos pacientes. No gráfico abaixo pode-se ver a grande evolução da sobrevida nos Estados Unidos. Perceba que em 1986 a média de sobrevida era entre 24 e 28 anos. Em 2008 esta média aumentou entre 36 e 40 anos!

É importante ressaltar que são estatísticas, médias de pesquisas. A sua qualidade de vida depende única e exclusivamente do seu quadro. Cadapaciente é único em seu diagnóstico, reações à tratamentos. O importante é fazê-lo adequadamente, seguir as orientações médicas e VIVER A VIDA da melhor maneira possível!!!

O relatório pode ser baixado no link:

http://www.cff.org/UploadedFiles/research/ClinicalResearch/2008-Patient-Registry-Report.pdf

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco